Cotidiano

Trump escolhe empresário sem experiência de governo para chefiar Tesouro

WASHINGTON ? O presidente-eleito dos EUA, Donald Trump, escolheu o empresário Steven Mnuchin para chefiar o Departamento de Tesouro no seu futuro mandato. O próximo chefe da pasta tem profundos vínculos com Wall Street e Hollywood, e nenhuma experiência em cargos de governo. O republicano, que também nunca ocupou um cargo público, escolheu ainda o multimilionário Wilbur Ross para secretário de Comércio. As indicações ja haviam sido antecipadas por fontes anônimas à imprensa americana nos últimos dias.

Com 53 anos, Mnuchin foi o presidente financeiro da campanha de Trump e é um forte aliado do republicano. Começou sua carreira na Goldman Sachs e posteriormente se tornou um dos maiores financiadores de obras cinematograficas do pais, incluindo a franquia X-Men” e “Avatar”.

Ross ? que, segundo a revista Forbes, tem uma fortuna de quase US$ 3 milhões ? representaria os interesses dos negócios americanos dentro e fora do país no Departamento de Comércio. Desde 2000, o empresário investe em fábricas com problemas financeiros na região industrial do Centro-Norte do país. A sua pasta estaria entre as encarregadas de executar o objetivo de Trump de proteger os trabalhadores e desafiar décadas de globalização que, em grande medida, beneficiaram corporações multinacionais.