Cotidiano

Trump envia recado ao México: 'Se não quer pagar muro, melhor cancelar visita'

RIO ? Em dias de alta tensão com o governo mexicano, o presidente dos EUA, Donald Trump, enviou um recado bastante hostil ao seu homólogo vizinho, Enrique Peña Nieto. Em seu Twitter, o republicano disse que, se o México não está disposto a pagar pelo muro na fronteira entre os dois países, é melhor cancelar o encontro marcado entre os dois presidentes para semana que vem. Apesar do clima pesado após Trump ter assinado na quarta-feira um decreto para ativar a construção do prometido muro, autoridades mexicanas haviam dito que não cancelariam a reunião.

“Os EUA têm um déficit comercial de US$ 60 bilhões com o México. Este foi um acordo bom apenas para um lado, desde o início do NAFTA com grandes números de empregos e empresas perdidas. Se o México não está disposto a pagar pelo tão necessário muro, seria melhor cancelar a reunião”, escreveu Trump.

Peña Nieto lamentou nesta quarta-feira o decreto assinado por Trump e reforçou, mais uma vez, que não pagará pela obra bilionária, cuja proposta é alvo de intensas críticas em toda a comunidade internacional. Em pronunciamento de dois minutos e 44 segundos, não se referiu explícitamente à sua viagem programada para os EUA.videopenanieto

O presidente lembrou que a ordem executiva assinada por Trump para reforçar a segurança fronteiriça ocorre enquanto o México toma iniciativas para iniciar um diálogo com o novo governo em Washington. A missão está a cargo de uma delegação liderada pelo chanceler, Luis Videgaray, e pelo ministro da Economia, Ildefonso Guajardo.

? Estas ordens executivas também ocorrem em um momento em que nosso país está iniciando práticas para negociar as novas regras de cooperação, comércio, investimento, segurança e imigração na região da América do Norte ? disse Peña Nieto na mensagem, em que não citou Trump pelo nome.

Mais cedo, Videgaray, por sua vez, disse na quarta-feira que a reunião entre os dois presidente por enquanto seguia de pé. Enquanto isso, intelectuais e políticos mexicanos pediam que Peña Nieto cancelasse o encontro.

? A reunião, por enquanto, segue em pé ? disse o chanceler à rede “Televisa”, ressaltando que os dois governos mostravam disposições muito diferentes para fazer acordos: ? Quero esclarecer, se é necessário, que a reunião de trabalho entre os presidentes em Washington, na próxima terça-feira, segue confirmada. É um dia de contrastes.

Penã Nieto ainda ordenou que os consulados nos Estados Unidos reforcem a defesa dos direitos dos imigrantes mexicanos.

? Lamento e reprovo a decisão dos Estados Unidos de continuar com a construção de um muro que há anos, distante de nos unir, nos divide. O México não acredita nos muros. Já disse várias vezes, o México não pagará nenhum muro ? declarou Peña Nieto em um vídeo publicado nas redes sociais.

A medida vem como um passo para concretizar as promessas de campanha de Trump, que manteve uma forte e agressiva retórica contra imigrantes. Enquanto era candidato, chamou os mexicanos, que têm um histórico de migração em massa aos EUA, de criminosos e agressores sexuais, além de prometer construir um muro na fronteira com o país vizinho. A obra bilionária, segundo o republicano, seria paga pelo governo mexicano ? enquanto isso, o México repetidamente reforça que não arcará com os custos. Muro Info