Cotidiano

Trump enfrenta críticas por declarações sobre mãe de militar muçulmano morto

YOUNGSTOWN, Ohio ? O candidato republicano à Presidência dos EUA Donald Trump enfrenta críticas dos dois lados do espectro político americano após declarações sobre a mãe de um militar muçulmano morto no Iraque. Trump questionou o silêncio da mulher, Ghazala Khan, enquanto seu marido, o advogado Khizr Khan, fazia um emocionado discurso na última quinta-feira durante a convenção do Partido Democrata que confirmou Hillary Clinton como sua adversária nas eleições deste ano.

– Se você olhar para a esposa dele, ela estava em pé ali, ela não tinha nada a dizer ? comentou Trump em entrevista ao programa de TV ?This Week?, da rede ABC, que foi ao ar neste domingo. – Ela provavelmente, talvez, não tenha permissão a ter nada a dizer. Você me diga ? completou.

As declarações de Trump levaram tanto republicanos quanto democratas a também questionarem se ele tem empatia e compreensão suficientes para ser presidente.

– Ele estava tentando fazer disso (o silêncio da mulher) algo meio ridículo ? disse Tim Kaine , candidato a vice-presidente na chapa de Hillary, em evento de campanha em Pittsburgh. – Isso apenas demonstra novamente sua incapacidade temperamental. Se você não tem um senso de empatia maior que isso, então não tenho certeza que possa aprender a ter.

O ex-presidente americano Bill Clinton, marido de Hillary, reforçou:

– Não posso conceber como alguém pode dizer isso sobre uma mãe ?Estrela Dourada? (associação americana criada pouco depois da Primeira Guerra Mundial para dar apoio a mães que perderam seus filhos em conflitos).

Khizr Khan fez um emocionado tributo ao filho, o capitão do Exército americano Humayun, na convenção democrata. Humayun foi agraciado como uma Estrela de Bronze e um Coração Púrpura, importantes medalhas militares americanas, depois que foi morto por um terrorista suicida no Iraque em 2004. Ghazala contou que não falou na ocasião porque ainda está tomada pelo luto e não pode nem ver as fotos do filho sem chorar.

Trump também rebateu as críticas de Khan de que o candidato republicano, um empresário bilionário, ?não sacrificou nada nem ninguém? pelo país.

– Fiz muitos sacrifícios ? disse Trump na entrevista á rede ABC. – Trabalhei muito, muito duro. Criei milhares e milhares de empregos, dezenas de milhares de empregos, e construí grandes estruturas.

Os comentários de Trump provocaram reações imediatas nas redes sociais, incluindo de estrategistas republicanos, que criticaram o candidato tanto por atacar uma mãe em luto quanto por considerarem suas declarações racistas e anti-muçulmanas. John Kasich, governador republicano do estado de Ohio que chegou a concorrer pela nomeação do partido à Presidência, escreveu na sua conta na rede social Twitter: ?Só há uma maneira de se referir a pais ‘Estrela Dourada’: com honra e respeito. O capitão Khan é um herói e juntos devemos rezar por sua família.

Hillary Clinton, por sua vez, já tinha dito a eleitores reunidos em um ginásio de Youngstown, também em Ohio, na noite de sábado:

– Donald Trump não é um candidato presidencial normal. Alguém que ataca todo mundo tem algo faltando (na cabeça). Ele atacou o distinto pai de um soldado que se sacrificou por sua unidade, o capitão Khan. Acho que é justo dizer que ele é emocionalmente incapaz e desqualificado.

Isso porque, ainda na noite de sábado, Trump tinha divulgado um comunicado em que reconheceu Humayun Khan como ?um herói?, mas contestou as declarações feitas por seu pai.

?Embora eu sinta imensamente pela perda de seu filho, o Sr. Khan nunca me encontrou. Ele não tem o direito de ir perante milhões de pessoas para alegar que eu nunca li a Constituição (o que é falso) e dizer outras muitas coisas inexatas?.