Cotidiano

Trump endurece verificação a imigrantes contra terrorismo islâmico

USA-TRUMP_MATTIS-GI033H7LK.1.jpgWASHINGTON – O presidente Donald Trump anunciou a assinatura de ordens executivas que incluem um plano de reestruturação das Forças Armadas dos EUA e a verificação mais dura de imigrantes e de estrangeiros para combater o terrorismo islâmico. TRUMP

Em visita ao Pentágono, Trump disse que prepara o Orçamento para submetê-lo ao Congresso, reforçando que os deputados “alegremente aceitarão” a “grande reestruturação” do comando militar.

? Nossa força militar não será questionada por ninguém ? sentenciou Trump. ? Mas tampouco nossa dedicação à paz será. Queremos paz.

O presidente americano assinou ainda um decreto para endurecer as condições de verificação de antecedentes de imigrantes e de visitantes “para manter terroristas islãmicos fora dos EUA”.

? Radicais islâmicos terroristas têm soldados que vão lutar fora de seus países ? afirmou Trump. ? Estou assinando uma medida para deixar entrar somente quem apoiar nosso país e amar profundamente nosso povo.

A visita ao Pentágono teve como motivo uma cerimônia de posse do novo secretário de Defesa, James Mattis.

Especulou-se que Trump assinaria no Pentágono ainda um decreto presidencial para suspender temporariamente os refugiados de algumas nações de maioria muçulmana, disse uma autoridade da Casa Branca.

POLÊMICA COM TORTURA

Como parte de seus esforços antiterror, Trump causou controvérsia ao repetidamente defender a retomada de uma prática considerada como tortura: o afogamento simulado contra suspeitos. Mattis é a favor de manter as atuais regras americanas durante a realização de interrogatórios aos prisioneiros, que proíbem a utilização da tortura. Mattis disse “respeitar e estar comprometido em apoiar a lei internacional sobre conflitos armados, a Convenção de Genebra e as leis americanas, e que isto não mudará”.

? James Mattis, nosso novo secretário de Defesa, disse que não acredita em tortura. Não necessariamente concordo, mas digo a vocês que ele reverterá a responsabilidade que eu lhe der. Sinto que a prática funciona, mas fico feliz de estar de acordo com nossos líderes. As dez propostas mais controversas de Trump