Cotidiano

Trump e Romney se encontram em dia de maratona para escolha de Gabinete

BEDMNISTER, NOVA JERSEY ? Longe dos manifestantes que cercam sua Trump Tower, em Nova York, o presidente eleito Donald Trump recebeu neste sábado um antigo desafeto: o governador Mitt Romney, especulado para dirigir o Departamento de Estado em seu futuro governo. A maratona de encontros com possíveis membros de seu Gabinete aconteceu em um de seus campos de golfe em Bedmnister, Nova Jersey, e deve se estender até hoje. O sucessor de Barack Obama nomeou, na sexta-feira, os três primeiros membros de sua equipe ? o senador Jeff Sessions como procurador-geral, Mike Pompeo como diretor da CIA e o general aposentado Michael Flynn como conselheiro de Segurança Nacional. Os três fizeram declarações polêmicas no passado sobre relações raciais, imigração, o Islã e o uso da tortura.

Mas ainda restam quinze posições a serem preenchidas. Ao deixar o encontro, Romney não respondeu se aceitaria um cargo no Gabinete, ou se ainda achava que seu anfitrião era ?um trapaceiro? ? durante a campanha, ele ainda chamou Trump de fraude. Questionado por jornalistas, disse apenas que os dois haviam tido uma ?conversa de longo alcance em relação a vários lugares do mundo em que os EUA têm interesse?.

Os dois não poderiam ser mais diferentes. Romney é um mórmon com uma linguagem polida e bastante rígida quando se expressa em público. Também pertence ao establishment republicano que ridiculariza Trump. Caso seja nomeado secretário de Estado, o posto mais importante na ordem protocolar logo após o vice-presidente, no entanto, o republicano moderado, traria uma visão da política externa mais ortodoxa do que a defendida por Trump.

Em 2012, por exemplo, durante a disputa com Obama à Casa Branca, Romney elegeu a Rússia como uma ameaça geopolítica, em contraste com ?namoro? entre Trump e o presidente russo, Vladmir Putin, ao longo da campanha deste ano. Analistas acreditam que a escolha poderia fornecer segurança a aliados.

Uma fonte próxima a Romney, no entanto, disse que a nomeação era ?improvável de acontecer?.

? O objetivo do encontro é dar um selo de boa administração e aprovação para os republicanos que não sabem se devem ajudar Trump ou não ? afirmou.

Trump ainda conversaria com o bilionário Wilbur Ross, possível candidato para a pasta de Comércio; o general da reserva James Mattis, potencial candidato para a Defesa; Michelle Rhee, que dirigiu as escolas públicas de Washington entre 2007 e 2010; e vários empresários, incluindo Lew Eisenberg, Andrew Puzder, Betsy Devos e Todd Ricketts, dono do time de beisebol Chicago Cubs.

E em mais uma polêmica, Trump defendeu neste sábado sua decisão de pagar US$ 25 milhões para encerrar processos contra a Trump University, alegando não ter tempo para batalhar na Justiça agora que vai assumir a Casa Branca.