Cotidiano

Trump diz que Putin é um líder melhor que Obama

WASHINGTON ? Em mais um dos seus ataques ao atual chefe da Casa Branca, o candidato republicano Donald Trump disse que o presidente russo, Vladimir Putin, é um líder superior a Barack Obama. A declaração veio em um fórum onde veteranos de guerra faziam perguntas ao magnata e à sua rival democrata na disputa presidencial dos EUA, Hillary Clinton. Trump elogiou Putin com insistência, mas não recebeu resposta do Kremlin.

? Estimo que teria uma relação muito boa com Putin ? disse o empresário. ? Foi um líder, muito mais que o nosso presidente.

A dois meses das eleições que designarão o sucessor de Obama, Trump insistiu em sua vontade de transformar as relações com a Rússia, atualmente em seu nível mais baixo desde o fim da Guerra Fria. Questionado por jornalistas, o republicano minimizou as suspeitas de que o Kremlin esteja por trás das ações de hackers contra o Partido Democrata em julho. E ressaltou que o presidente russo tem 82% de aprovação popular.

? Não foi o presidente russo que invadiu a Crimeia e apoia Bashar al-Assad na Síria?”, perguntou a Trump o jornalista da NBC, Matt Lauer.

? Você quer que eu comece a enumerar as coisas que o presidente Obama fez neste mesmo tempo? ? respondeu Trump.

No mesmo dia, o chefe do Pentágono acusou a Rússia de semear as sementes da instabilidade global. Já Hillary, no início da semana, expressou sua profunda inquietação pelas graves interferências de Moscou nas eleições presidenciais americanas.

Apesar dos elogios de Trump, o porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, não quis responder diretamente aos comentários do republicano. Ele disse apenas que o Kremlin acompanha de perto as eleições americanas, mas não confia totalmente em sua retórica.

Pouco antes, Trump havia prometido um forte aumento no orçamento de defesa caso seja eleito à Presidência dos Estados Unidos. Ele disse que ordenará as forças armadas a apresentar em um prazo de 30 dias um plano para derrotar o grupo Estado Islâmico (EI).