Cotidiano

Trump diz que franceses serão submetidos a controles para entrar nos EUA

WASHINGTON ? O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, disse que ser chegar à presidência, as pessoas provenientes da França e outros países “comprometidos” pelo terrorismo serão objeto de controles extremos para entrar nos Estados Unidos.

Em uma entrevista à emissora NBC transmitida neste domingo, Trump foi questionado sobre sua proposta de suspender a imigração aos Estados Unidos de cidadãos provenientes de países ?comprometidos pelo terrorismo? até ter os mecanismos de verificação necessários.

? Darei em poucas semanas um número de lugares ? disse Trump, segundo um trecho da entrevista. ? Temos problemas na Alemanha e temos problemas na França.

Ambos os países foram afetados recentemente por ataques fatais reivindicados pelo grupo Estados Islâmico.

Chuck Todd, apresentador do programa ?Meet the Press?, perguntou a ele especificamente se sua proposta poderia limitar a migração de franceses alegando que seu país está comprometido pelo terrorismo.

? Estão com certeza ? respondeu Trump, acrescentando: ? E sabe por quê? O erro é deles porque permitiram que essa gente ingressasse em seu território.

Trump negou que irá dar um passo atrás em sua decisão de proibir temporariamente a migração muçulmana aos Estados Unidos se for eleito presidente em novembro.

? Não acredito que realmente haverá uma redução (de muçulmanos). De fato, poderia-se dizer que há uma expansão. ? Só lembre disso ? acrescentou o magnata imobiliário durante a entrevista: ? Nossa constituição é grandiosa, mas não necessariamente nos dá direito de nos suicidarmos.