Cotidiano

Trump diz que Europa tem 'bagunça horrível'

twitter.pngRIO – Os Estados Unidos precisam de “fronteiras fortes” e “controles estritos”, declarou o presidente americano, Donald Trump, neste domingo no Twitter. A mensagem foi postada algumas horas depois de uma juíza federal bloquear partes da ordem executiva que impede a entrada, nos Estados Unidos, de refugiados e imigrantes de sete países. Links Trump

“Nosso país necessita de fronteiras fortes e fiscalização extrema, AGORA. Vejam o que está acontecendo em toda a Europa e, na verdade, no mundo ? uma bagunça horrível”, escreveu Trump na manhã deste domingo, em uma fiel rotina de comentários sobre a atualidade em sua conta pessoal no Twitter.

Sua reação parece ter sido provocada pela cobertura do tema pelo jornal americano “The New York Times”, ao qual consagrou o primeiro tuíte da manhã, em que qualifica o diário de “FAKE NEWS” (notícias falsas), sugerindo que alguém o compre “para fazê-lo funcionar corretamente ou enterrá-lo dignamente”.

Uma juíza federal do Brooklyn, em Nova York, ordenou no sábado à noite, após petição de várias associações de defesa dos direitos humanos, que cessem as detenções de cidadãos de sete países com maioria muçulmana afetados pela ordem executiva: Irã, Iraque, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iêmen.

Mais cedo, o Departamento de Segurança Interna (DHS) minimizou a decisão judicial, afirmando que ela não irá afetar a aplicação da ordem executiva em geral, atendendo apenas a algumas poucas pessoas detidas.

“A ordem executiva do Presidente Trump continua no lugar ? viagens proibidas continuarão proibidas, e o governo americano mantém o seu direito de revogar vistos a qualquer momento, se for necessário para a segurança nacional ou pública”, disse o departamento em nota.