Cotidiano

Trump diz que EUA estão juntos do Japão, após disparo míssil pela Coreia do Norte

64844552_President Donald Trump speaks as Japanese Prime Minister Shinzo Abe listens as they bot.jpg Mais WASHINGTON – O presidente americano, Donald Trump, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, responderam ao teste de um míssil feito pela Coreia do Norte afirmando que Tóquio e Washington estão “cem por cento” juntos. O primeiro-ministro japones, Shinzo Abe, por sua vez, afirmou que a atividade é “absolutamente intolerável”.

O míssil foi lançado para a direção leste em direção ao mar do Japão por cerca de 500 km (300 milhas), segundo autoridades sul-coreanas. Entretanto, autoridades japonesas garantiram que o míssil não atingiu suas águas.

Falando numa coletiva conjunta durante uma visita aos EUA, Abe acrescentou que Trump lhe assegurou que estava empenhado em reforçar ainda mais a aliança entre os dois países.

Durante sua campanha eleitoral, Trump disse que os compromissos de defesa dos EUA com o Japão e a Coréia do Sul eram injustos e também pediu que o Japão pagasse o custo total por ter tropas americanas em seu solo.

Em curto comunicado, os militares sul-coreanos informaram, neste sábado, que o objeto foi lançado de uma região no oeste da Coreia do Norte, em direção ao mar na costa leste da Península Coreana.

Mais cedo, a agência sul-coreana de notícias Yonhap afirmou que a Coreia do Norte havia disparado um míssil balístico.

Em discurso no ano novo, o líder norte-coreano, Kim Jong Un, afirmou que o país estava perto de realizar um teste com um míssil balístico intercontinental. A declaração foi condenada pelo secretário de Defesa dos EUA, James Mattis.

A Coreia do Norte conduziu dois testes nucleares e diversos lançamentos de mísseis em volume sem precedentes desde o início do ano passado, o que é visto por especialistas como progresso nas capacidades militares do país.