Cotidiano

Trump diz que estava sendo sarcástico ao desafiar a Rússia a achar e-mails de Hillary

Campaign 2016 TrumpWASHINGTON ? O candidato republicano Donald Trump tentou nesta quinta-feira acalmar o furor sobre o seu apelo à Rússia para encontrar os e-mails apagados de Hillary Clinton, dizendo que ele estava sendo sarcástico.

Um dia antes, o bilionário de Nova York desafiou a Rússia a achar dezenas de milhares de e-mails ?desaparecidos? da época em que Hillary era secretária de Estado, o que levou os democratas a acusá-lo de traição e exortar os estrangeiros a espionar os americanos.

A declaração veio após as sugestões de especialistas de que Moscou estaria envolvida no recente vazamento de conversas entre democratas.

? Claro que eu estou sendo sarcástico ? alegou Trump em uma entrevista transmitida nesta quinta-feira pela Fox News. ? São 33 mil e-mails (de Clinton) deletados, e o problema real é o que foi dito nesses e-mails do Comitê Nacional Democrata ? disse ele, referindo-se aos e-mails hackeados divulgados na semana passada pelo WikiLeaks. ? Você olha o que foi dito nesses e-mails, é vergonhoso. É vergonhoso.

Os e-mails do comitê vazados pelo WikiLeaks mostraram líderes do partido tentando favorecer Hillary Cliton contra o seu rival na campanha democrata, o senador Bernie Sanders. Supostamente, o comitê deve ser neutro.

O pedido de Trump para um adversário dos EUA usar ações cibernéticas contra um candidato político americano atraiu críticas de especialistas em inteligência e outras figuras públicas, inclusive republicanos.

Trump fez o comentário em uma entrevista coletiva em Miami, o que lhe permitiu roubar um pouco dos holofotes da Convenção Nacional Democrata na Filadélfia, onde Hillary Clinton aceitará nesta quinta-feira a nomeação presidencial do seu partido para a eleição 8 de novembro.

? Rússia, se você estiver ouvindo, eu espero que seja capaz de encontrar os 30 mil e-mails que estão faltando ? afirmou Trump a jornalistas.

Ele disse mais tarde no Twitter que se alguém tiver os e-mails de Hillary, ?talvez deveria compartilhá-los com o FBI!?.

O candidato presidencial republicano estava se referindo a um sistema de e-mail privado que Hillary mantinha em sua casa em Chappaqua, Nova York, enquanto era secretária de Estado entre 2009 a 2013, e usou para trocar mensagens confidenciais. Ela entregou milhares de e-mails em 2015 para a investigação de autoridades americanas, mas não disponibilizou cerca de 30 mil e-mails apagados que ela alegou ser pessoais e não relacionados ao trabalho.

Embora o FBI não tenha encontrado evidências para formar acusações contra Hillary, o caso foi um contratempo para a democrata durante a corrida presidencial. O diretor do serviço de inteligência disse que ela foi extremamente descuidada na hora de lidar com informações confidenciais.