Cotidiano

Trump deve ser alvo de nova rodada de protestos nos EUA

trump_04.jpg

NOVA YORK ? Os protestos contra o presidente eleito dos EUA Donald Trump, que levaram milhares de pessoas às ruas na noite de quarta-feira, devem se repetir nesta quinta. Uma nova rodada de manifestações contra o magnata foi convocada para esta noite, em cidades como Nova York, Washington, Baltimore e Madison, entre outras.

Trump – 10.11

Na Union Square, praça localizada em Manhattan, manifestantes devem se reunir pela segunda noite consecutiva para protestar contra a eleição de Trump, que derrotou a candidata do Partido Democrata Hillary Clinton, vencedora no estado de Nova York.

Na quarta-feira, houve registros de protestos anti-Trump em pelo menos 10 cidades americanas. Pelo menos 15 pessoas acabaram detidas em um protesto na frente da Trump Tower, o majestoso edifício do magnata em Manhattan, que reuniu cerca de mil pessoas. A polícia instalou barricadas no local para conter os manifestantes.

Além do protesto em Nova York, centenas de estudantes do ensino médio e universitários também saíram em manifestações em Berkeley, Phoenix, Los Angeles e Oakland, Richmond e El Cerrito, na Califórnia. Em Austin, capital do Texas, cerca de 400 pessoas marcharam pelas ruas, disse a polícia.

Representantes da campanha de Trump ainda não comentaram os protestos marcados contra o magnata. Nas redes sociais, pessoas contrárias ao presidente eleito planejam uma manifestam na capital Washington em 20 de janeiro, data da posse na Casa Branca.

TRUMP ENCONTRA OBAMA

Enquanto sua chegada ao poder motiva protestos nos EUA, Trump foi recebido com cordialidade na Casa Branca nesta quinta-feira em reunião com o chefe de Estado, Barack Obama. Trata-se do primeiro passo público para uma transição de poder após uma acirrada disputa eleitoral.

Obama disse que espera que o seu futuro sucessor se sinta bem-vindo na Casa Branca. Ele assumirá o governo em 20 de janeiro e, a partir de então, a sua família ocupará a mansão de Washingto. Segundo Obama, eles discutiram assuntos de política interna e externa dos EUA.

? Tivemos uma excelente conversa. Fiquei muito encorajado pelo interesse do presidente eleito de trabalhar com minha equipe para lidar com as muitas questões que o país enfrenta. Acredito que seja muito importante para nós, independente de partido ou preferências políticas, nos unirmos ? disse.

Em resposta, Trump disse que encontrar o presidente foi uma “honra” e a conversa passou por temas “maravilhosos” e “difíceis” sobre o governo. E ressaltou que espera ter novas reuniões produtivas com o atual chefe da Casa Branca para receber conselhos.

? Isto foi para nos conhecermos. Nunca havíamos nos encontrado. Tenho muito respeito por você. Discutimos muitas coisas, algumas maravilhosas, e outras, não. Espero continuar trabalhando junto a você. Foi uma grande honra, senhor presidente.