Cotidiano

Trump desaparece da fachada de prédios de luxo de Nova York

Trump Building-Name Change-GQK30HFS7.1.jpg

NOVA YORK ? O sobrenome “Trump” nunca teve tanta força nos Estados Unidos. Mas isso não impediu que alguns edifícios de luxo de Nova York optassem por retirar a palavra das suas fachadas para não ofender os inquilinos. A decisão foi tomada em outubro, quando muitos moradores já diziam que não queriam seus nomes associados ao do magnata republicano ? que, no mês seguinte, acabou sendo eleito o próximo chefe da Casa Branca.

A empresa Equity Residential, que administra três imóveis com o sobrenome no Upper West Side, decidiu retirar as grandes letras “Trump Place” das suas fachadas, anunciou o porta-voz da companhia, Marty McKenna.

? Estamos mudando o nome dos edifícios dos números 140, 160 e 180 de Riverside ? afirmou, antes de explicar que a partir de agora os prédios serão identificados apenas por seus endereços. ? Ao assumir uma identidade mais neutra, os edifícios serão atrativos aos atuais e futuros moradores.

A decisão de modificar os nomes dos imóveis, nos quais o aluguel de uma unidade custa ao menos 3.000 dólares por mês, foi tomada em outubro, depois que vários moradores protestaram porque não queriam seguir associados ao nome de Donald Trump.

O pedido, feito quando ainda parecia inverossímil para muitos que o candidato republicano venceria a eleição presidencial americana, argumentava que o comportamente do Trump na campanha presidencial era contrário aos valores das famílias dos edifícios. Um texto assinado por mais de 600 pessoas citava, entre as atitudes reprovadas do magnata: seu tratamento às mulheres; seu passado racista; seus ataques aos imigrantes; e, ainda, suas piadas sobre deficientes.

No entanto, apesar da mudança, o sobrenome Trump continua muito presente na paisagem de Manhattan. A mais famosa é a Trump Tower, onde o presidente eleito mora e trabalha com seus assessores para preparar sua equipe de governo. E mais de dez edifícios prosseguem com o sobrenome do republicano, incluindo Trump World, Trump International e Trump International Hotel.