Cotidiano

Trump defende abordagem não-intervencionista em conflitos externos

WASHINGTON ? O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, indicou que o seu governo pode trazer grandes mudanças para a política externa americana. Em um discurso de terça-feira, ele disse que o país precisa parar de correr para derrubar regimes estrangeiros ? sugerindo que poderá adotar uma abordagem não-intervencionista para conflitos fora do país. Enquanto faz comícios de agradecimento pela vitória nas eleições de novembro, o republicano ainda prometeu aumentar os investimentos militares e os esforços para combater o Estado Islâmico (EI).

? Nós vamos parar de corrir para derrubar regimes estrangeiros sobre os quais não sabemos nada, com os quais não deveríamos estar envolvidos ? disse Trump a uma multidão. ? No lugar disso, vamos focar no combate ao terrorismo e na destruição do Estado Islâmico.

Na semana passada, o magnata nova-iorquino anunciou oficialmente a sua escolha para secretário de Defesa. Quem deverá chefiar o Pentágono a partir do ano que vem é o general James Mattis, um militar linha-dura conhecido como ?Cachorro louco?. A decisão ainda precisa da aprovação do Congresso.

Na mesma ocasião, Trump repetiu seu discurso de união nacional, enquanto se prepara para se encontrar com algumas das vítimas de um ataque à Universidade de Ohio da semana passada. E, ainda, evitou a retórica incendiária que caracterizou sua campanha presidencial nos últimos meses.

? Quando os EUA estão unidos, não há nada que não possamos fazer. Nada! ? disse.