Cotidiano

Trump considera indicar mulher e gay para postos-chave, diz AP

Ronna.jpg

WASHINGTON – O presidente eleito dos EUA Donald Trump, criticado ao longo da campanha eleitoral por posições consideradas preconceituosas, considera indicar uma mulher e um homem gay para posições-chave na nova administração.

trump1411

De acordo com a agência de notícias Associated Press (AP), o magnata está propenso a indicar o ex-diplomata e comentarista político Richard Grenell para o posto de embaixador americano na ONU. Grenell, homossexual assumido, chegou a atuar como porta-voz da campanha do republicano Mitt Romeny à presidência dos EUA em 2012, mas se afastou do cargo devido a pressões de setores conservadores do partido, incomodados com sua orientação sexual.

Ainda segundo a AP, Trump considera também indicar Ronna Romney McDaniel, sobrinha de Mitt Romney, para assumir a presidência do Partido Republicano em 2017. McDaniel comanda o diretório estadual de Michigan do partido e seria a primeira mulher a dirigir os republicanos nacionalmente desde Mary Louise Smith, que ocupou o posto na década de 1970.

– Estarei interessada em qualquer cargo que Trump oferecer – declarou McDaniel à AP nesta segunda-feira.

Trump encontrou resistência durante à campanha devido a posicionamentos e declarações considerados sexistas e desrespeitosos às mulheres. A indicação de McDaniel para dirigir o Partido Republicano seria, desta forma, uma maneira de atenuar tais críticas.

Além disso, a possibilidade de Grenell tornar-se o primeiro homossexual assumido a ser embaixador dos EUA na ONU poderia diminuir a rejeição do magnata na comunidade gay. O vice-presidente Mike Pence também é conhecido por posições polêmicas em relação aos homossexuais.