Cotidiano

Trump compara prometido muro na fronteira mexicana com muro em Israel

WASHINGTON ? O presidente dos EUA, Donald Trump, comparou nesta sexta-feira o seu prometido muro na fronteira mexicana com o muro que Israel construiu, há mais de uma década, no território palestino. A construção na Cisjordânia foi iniciada em 2002, com a justificativa de evitar ataques terroristas, enquanto o republicano fala em conter a imigração ilegal nos EUA. Assim como a obra bilionária proposta por Trump, o muro israelense também foi duramente criticado pela comunidade internacional por isolar as populações palestinas.

? Não é apenas política. O muro é necessário, é bom para o coração da nação. As pessoas querem proteção e o muro protege. Basta perguntar a Israel. Tinham um absoluto desastre do outro lado ? disse Trump.

EUA e México vivem dias de altíssima tensão, após Trump ter assinado um decreto para ativar a construção do muro na fronteira, cumprindo uma das suas promessas de campanha já nos primeiros dias de governo. Em seguida, o governo mexicano reiterou que não pagaria pela obra bilionária e os presidentes dos dois países cancelaram uma reunião marcada para a próxima semana. Mais tarde, Trump disse que estudava taxas as importações mexicanas em 20% pra cobrir os custos do muro.

Há 15 anos, Israel iniciou a construção do muro, de 730 quilômetros de extensão, que chega em partes da Cisjordânia. Os políticos palestinos consideram que esta é uma forma de perpetuar os assentamentos israelenses na região. A Assembleia Geral da ONU condenou a construção por não respeitar a linha verde estabelecida em 1948, enquanto o Trbunal de Haya considerou que o muro era ilegal.

Segundo Trump, o muro israelense detém 99,9% das travessias não autorizadas ? e que este é seu objetivo na fronteira mexicana. Ele acusa o país vizinho, seu terceiro maior sócio comercial, de não fazer o bastante para lutar contra a imigração ilegal e o narcotráfico.