Cotidiano

Trump comete gafe ao comentar ataque terrorista na Suécia que nunca ocorreu

64971771_US President Donald Trump smiles a as he holds a Make America Great Again rally at Orla.jpg

MELBOURNE, EUA ? Ao discursar para milhares de pessoas em Melbourne, na Flórida ? num evento que mais parecia de campanha presidencial ?, Donald Trump se disse escandalizado por conta do ataque links trump fake news terrorista ocorrido na Suécia na última sexta-feira. Só que esse ataque… nunca aconteceu. Enquanto alguns dizem que o atual presidente dos EUA deliberadamente inventou esse atentado, outros afirmam que se trata de uma (grande) gafe: Trump teria confundindo a Suécia com uma cidade do Paquistão chamada Sehwan, onde um homem-bomba se explodiu num santuário sufi na sexta-feira, matando 80 pessoas.

O presidente americano usou seu discurso, feito na Flórida sábado à noite, para falar sobre imigração na Europa e ligou o tema aos ataques terroristas em Bruxelas, Nice e Paris. Ele, então, acrescentou a Suécia à lista, afirmando incorretamente que um ataque tinha acontecido por lá.

? Temos que manter nosso país seguro. Olha o que está acontecendo na Alemanha, olha o que aconteceu noite passada na Suécia! ? exclamou ele, que repetiu o nome do país várias vezes. ? Suécia, quem acreditaria nisso? Suécia. Eles estão tendo problemas como nunca pensaram ser possível. Olhem para o que está acontecendo em Bruxelas. Vejam o que está acontecendo em todo o mundo. Deem uma olhada em Nice. Deem uma olhada em Paris.

Alguns cidadãos da Suécia ficaram confusos com os comentários de Trump. Isso levou uma das contas oficiais do país, controlada por um sueco diferente a cada semana ? atualmente uma bibliotecária de escola ?, declarar em um post: ?Nada aconteceu aqui na Suécia. Não houve nenhum ataque terrorista aqui. Em absoluto?.

tweet oficial Suécia

A fonte do comentário de Trump não é clara, mas veio pouco depois de a “Fox News” exibir uma entrevista com o cineasta Ami Horowitz, cujo último documentário examina se altas taxas de criminalidade em áreas da Suécia estão ligadas à política de migração “de portas abertas” que o país adotou tempos atrás.

De acordo com a Pesquisa Sueca de Crime de 2016, as taxas de criminalidade no país permaneceram relativamente estáveis na última década, com apenas algumas flutuações. Em 2015, houve 112 casos de violência letal na Suécia, um aumento de 25 casos em relação a 2014, mas os assaltos, ameaças, ofensas sexuais, roubo de carros, roubo e assédio ocorreram em menor número em relação ao ano anterior.

Os comentários de Trump ocorrem, também, depois que Kellyanne Conway, umaconselheira sua, foi ridicularizada por culpar dois refugiados iraquianos por um massacre que nunca aconteceu. No início de fevereiro, Conway citou o fictício “massacre de Bowling Green” em uma entrevista, apoiando a ideia de que pessoas oriundas de sete países de maioria muçulmana fossem proibidos de viajar.

Dois homens iraquianos que vivem em Bowling Green, no Kentucky, foram presos em 2011 por uma tentativa fracassada de enviar dinheiro e armas à al-Qaeda no Iraque. Eles estão cumprindo pena de prisão perpétua por ofensas federais de terrorismo, mas não houve massacre, nem eles foram acusados de planejar um.

abba

Após o discurso de Trump na Flórida, alguns suecos fizeram brincadeiras com os comentários do magnata no Twitter e em outras redes sociais. Um usuário postou uma foto do Abba, famoso grupo musical sueco, escrevendo: “Quatro extremistas responsáveis por #swedenincident (incidente sueco) ainda estão em liberdade, se você ver essas pessoas telefone @DonaldTrump real”.