Cotidiano

Trump cita aquecimento global para criar muro em campo de golfe

WASHINGTON — Após ter repetido em várias ocasiões que não acredita nas mudanças climáticas, o republicano Donald Trump justificou gastos milionários em seu campo de golfe com o avanço do nível do mar causado pela elevação das temperaturas no planeta. Sua empresa TIGL Ireland Enterprises apresentou um pedido no início de maio para construir um muro de US$ 11,2 milhões para proteger o local.

“As evidências do aumento da atividade de tempestades relacionadas com as alterações climáticas sugerem que a erosão vai se acelerar”, afirma o pedido em nome do campo de golfe Doonbeg, no oeste da Irlanda.

O provável candidato republicano para a eleição presidencial de novembro comprou o campo na costa do Atlântico em 2013. Este é um dos vários campos que ele possui no Reino Unido e na Irlanda.

O muro teria 2,8 quilômetros de comprimento e cerca de 4 metros de altura. Em julho, as autoridades responderão à demanda do magnata.

— Eu não acredito nas mudanças climáticas — disse à rede de televisão CNN em 2015. — É sempre o tempo. E assim tem sido há muito tempo, e além disso, a verdade, é que o tempo muda. Há tempestades, chuva e belos dias.