Cotidiano

Trump chega ao México para polêmico encontro com presidente Peña Nieto

201608311702032799_RTS.jpg CIDADE DO MÉXICO ? O republicano Donald Trump chegou nesta quarta-feira ao México para uma reunião com o presidente do país, Enrique Peña Nieto. O encontro é duramente criticado pelos mexicanos, que desaprovam o discurso agressivo adotado pelo magnata durante sua campanha à Presidência americana. Após uma série de ofensas aos imigrantes hispânicos que vão aos EUA, o candidato vem baixando o tom na tentativa de conquistar mais eleitores para a votação de novembro.

Trump desembarcou às 13h09 (horário local) no Aeroporto Internacional da Cidade do México. Após a aterrissagem, o republicano entrou em um helicóptero para se dirigir à residência presidencial. Lá, ele deverá conversar com Peña Nieto e, em seguida, fazer um pronunciamento à imprensa.

Com o encontro, o magnata busca reverter sua desvantagem nas pesquisas de intenção de voto, em que sua rival democrata, Hillary Clinton, toma a liderança. Ele tenta mostrar ao seu eleitorado que não é xenófobo, apesar das suas declarações polêmicas contra os imigrantes durante a campanha presidencial.

Nos últimos meses, Trump já afirmou que os mexicanos que chegam aos EUA são criminosos e agressores sexuais. Além disso, prometeu caso eleito construir um muro na fronteira com o México ? que o país vizinho seria obrigado a pagar, segundo ele. As declarações geraram revolta na comunidade hispânica.

Embora agora o republicano fale em construir uma política ?justa e humana? para os imigrantes, os mexicanos não esqueceram a dureza da sua retórica. O candidato era aguardado nesta quarta-feira com manifestações de rechaço na Cidade do México.

ONDA DE CRÍTICAS

Milhares de mensagens inundaram as redes sociais condenando a visita do republicano. Em um post no Twitter, o ex-presidente do México Vicente Fox lembrou as ofensas de Trump à população do país e a muçulmanos:

?Não tem volta, Trump, suas ofensas dirigidas aos mexicanos, muçulmanos e outros levaram você ao buraco onde está hoje. Adeus Trump!?, afirmou.

Margarita Zavala, candidata à presidência do México em 2018 e mulher do ex-presidente Felipe Calderón, também reagiu:

?Sr. Donald Trump, mesmo que o tenham convidado, saiba que não é bem-vindo. Os mexicanos têm dignidade e repudiamos seu discurso de ódio?.

O jornalista e escritor mexicano León Krauze ecoou as críticas, afirmando que ?os olhos de todo o mundo vão mirar em Peña Nieto?. O também escritor Enrique Krauze, por sua vez, exigiu desculpas de Trump:

?Escute, Donald Trump, nós mexicanos esperamos um pedido de desculpas por nos chamar de criminosos e violadores?.