Cotidiano

Trump chama de 'ridícula' supeita de favorecimento por hackers russos

WASHINGTON – O presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump considerou “ridícula” a avaliação da CIA de que hackers russos tentaram influenciar a eleição em seu favor. Em entrevista à “Fox News”, ele disse que os democratas estavam publicando os relatórios porque estavam envergonhados pela derrota eleitoral.

Funcionários da agência de inteligência disseram à imprensa americana na sexta-feira que haviam concluído que os hackers russos ajudaram Trump a alcançar a Casa Branca. Autoridades russas já tinham negado repetidamente as acusações. Na entrevista, Trump afirmou que poderia ter sido a Rússia, mas era impossível saber.

– Eles não têm ideia se é a Rússia, a China ou alguém sentado numa cama em algum lugar – disse ele. – Acho isso ridículo. Acho que é apenas mais uma desculpa. Inacreditável.

Segundo uma reportagem do “New York Times”, as agências têm fortes evidências sobre o envolvimento russo na atuação de hackers. Enquanto isso, citando autoridades com entendimento do assunto, o Washington Post relatou que estes órgãos de inteligência identificaram indivíduos com ligações com o governo russo que providenciaram milhares de e-mails hackeados do Comitê Nacional Democrata e outros, incluindo do chefe da campanha presidencial de Hillary Clinton, ao WikiLeaks.

À medida que a eleição se aproximava, hackers russos viraram quase toda a atenção para os democratas. Praticamente todos os e-mails que divulgaram publicamente poderiam fazer possíveis danos a Hillary e ao Partido Democrata, disse a autoridade à Reuters.