Cotidiano

Trump ataca lei de saúde do governo Obama em discurso na Flórida

DORAL, Flórida – Donald Trump declarou nesta terça-feira que “Obamacare está quebrando”, na tentativa de contar com munição contra Hillary Clinton nas últimas semanas de campanha, enquanto o Departamento de Saúde divulgou projeções de fortes aumentos nos custos do programa de saúde do presidente Barack Obama.

A duas semanas do pleito eleitoral, o empresário falou da lei de saúde em um de seus clubes de golfe, o Trump National Doral, na Flórida. Trump insinuou que muitos de seus empregados têm “problemas tremendos com o Obamacare”. O empresário chamou atenção para o relatório do Departamento de Saúde segundo o qual se prevê que os prêmios ? valor pago por determinada cobertura de seguro ? do programa aumentarão 25% no próximo ano.

Trump reiterou sua promessa de ?revogar e substituir” a reforma na saúde de Obama. Clinton, por sua vez, disse que quer conservar os melhores aspectos da lei e executar melhoras.

Um diretor do clube de golfe esclareceu depois que 95% dos empregados têm o plano de saúde da empresa.

O Departamento de Saúde informou na segunda-feira que os prêmios sofrerão fortes aumentos no ano que vem e muitos usuários só poderão optar por um segurador. Sem levar em conta os subsídios aos contribuintes, os preços para um plano de médio alcance aumentarão em média 25% nos 39 estados onde há mercado segurador on-line gerido pelo governo. O aumento será maior em alguns estados do que em outros.

O relatório dá esperança aos republicanos à medida que o caminho de Trump à Casa Branca se torna cada vez mais árduo. Clinton não falou sobre os aumentos projetados. Ela havia prometido anteriormente que, se for eleita, vai traar da alta dos custos da saúde e da redução de opções.