Cotidiano

Trump: ?As algemas caíram e eu posso lutar pelos EUA livremente?

RIO ? Abandonado por 40 congressistas republicanos, o magnata Donald Trump declarou guerra ao seu próprio partido a quatro semanas das eleições presidenciais. Em seu Twitter, o candidato comemorou que agora caíram as suas algemas e ele pode dirigir sua campanha como quiser ? mostrando um comportamento muito mais parecido com uma candidatura independente do que republicana. Nos últimos dias, diversos líderes do partido pediram que ele renunciasse à corrida à Casa Branca, mas ele garantiu que resistirá até o fim.

?É tão bom que as algemas tenham sido tiradas e agora eu posso lutar pelos EUA do jeito que eu quero?, escreveu Trump no seu Twitter.

A candidatura de Trump vem expondo as divisões dentro do Partido Republicano desde o início, mas as últimas polêmicas envolvendo o magnata aprofundaram ainda mais o racha na legenda. Líderes partidários esperavam evitar um conflito interno pelo menos até os comícios presidenciais. O que parece, no entanto, é que os esforços fracassaram.

Paul Ryan, líder no Congresso, abandonou Trump na segunda-feira, enquanto o chefe do Comitê Nacional Republicano (RNC, na sigla em inglês) declarou que estava em completa consonância com o candidato à Casa Branca ? duas posições que desenham um partido cada vez mais fragmentado à medida que se aproxima as eleições de 8 de novembro.

Na segunda-feira, partidários de Trump se reuniram na sede do RNC, no Capitólio.

? Ele já tem que lutar contra Hillary e Bill (Clinton) e os meios de comunicação. Agora tem que lutar contra outros republicanos? ? questionou Kelley Anne Finn, de 58 anos, do norte da Virgínia. ? Não votaremos a favor de quem não vote em Trump.

De acordo com a agência AP, 40 congressistas republicanos já retiraram seu apoio a Trump, e quase 30 deles lhe pediram nos últimos dias para deixar a corrida presidencial. Poucos eram defensores convictos do empresário, mas a gota d?água foi o vazamento de um áudio constrangedor de 2005, em que Trump se gaba, com linguagem vulgar e palavrões, dos seus métodos para seduzir mulheres.

Fontes ouvidas pela imprensa americana afirmaram que Ryan teria orientado membros do partido a ?fazerem o necessário? para proteger seus distritos. O presidente da Câmara dos Representantes já havia cancelado uma aparição ao lado do magnata no fim de semana.

A decisão de Ryan irritou o magnata e outros representantes linha-dura da legenda.

?Paul Ryan deveria gastar mais tempo equilibrando o Orçamento, empregos e a imigração ilegal, e não perder seu tempo combatendo o indicado republicano?, disse Trump em um tuíte.