Cotidiano

Trump ameaça políticas de transgêneros de Obama

64896956_FILEIn-this-May-17-2016-file-photo-a-new-sticker-is-placed-on-the-d.jpg

WASHINGTON ? A Casa Branca insinuou nesta terça-feira que pode derrubar as proteções aos estudantes transgênero sobre a solicitação de que as escolas públicas permitam aos jovens usar banheiros e vestiários de acordo com o gênero com que eles mais se identificam.

Mais de 12 estados controlados pelos republicanos se opõem veementemente às recomendações federais dadas pelo então presidente Barack Obama e estão enfrentando o governo americano no tribunal.

Alguns conservadores veem as diretrizes de Washington como uma interferência imprópria nos assuntos escolares locais e um abuso do Poder Executivo.

Nesta terça, ao ser questionado sobre a posição de Trump, o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, afirmou que a questão diz respeito aos estados, e não ao governo federal.

? Isso não é algo que o governo federal deva ser envolvido. Essa é uma questão de direito dos estados ? destacou.

O caso, que está na Suprema Corte, será ouvido no próximo mês e envolve Gavin Grimm, de 17 anos, que nasceu mulher, mas se identifica como homem. Ele entrou com uma ação para que pudesse usar o banheiro masculino em sua escola em Gloucester County, na Virgínia.

Esse é um dos casos de maior destaque e poderá ser analisado pelo conservador Neil Gorsuch – escolhido pelo presidente Donald Trump para a vaga na Suprema Corte, mas que ainda precisa da confirmação.

Na possibilidade de a ação ser julgada antes de Gorsuch, ou de um outro juiz assumir a nona cadeira da mais alta instância do país, o tribunal poderia bloquear o caso. Atualmente, a Casa se encontra dividida de forma igualitária entre quatro juízes conservadores e quatro liberais.

Um bloqueio manteria a decisão do tribunal inferior intacta e não estabeleceria novo precedente legal.

Muitos opositores do governo Obama ? que apontam para seus valores religiosos e questões de segurança e de privacidade ? se manifestam com o slogan “Nenhum homem nos banheiros das mulheres”.