Cotidiano

Trump ameaça cortar fundos para universidade que cancelou palestra de aliado

WASHINGTON ? O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou cortas os fundos federais para a Universidade de Califórnia depois de um episódio de tensão no campus de Berkeley. A instituição cancelou uma palestra de Milo Yiannopoulos ? jornalista e empresário britânico que edita um tablóide conservador nos Estados Unidos e apoia publicamente o novo governo republicano. Segundo a universidade, o evento teve que ser cancelado depois que uma multidão de 1,5 mil pessoas se reuniu no campus para protestar contra a visita do polêmico comentarista.

O protesto ganhou tom violento: os manifestantes quebraram janelas, çançaram bombas de fumaça e acenderam uma fogueira. Por medida de segurança, a faculdade resolveu cancelar a palestra planejada.

Em seu Twitter, Trump emitiu fortes críticas à universidade e fez a ameaça de cortar verbas da instituição, em seu típico tom nada tradicional para a política:

?Se a U.C. Berkeley não permite a liberdade de expressão e pratica a violência contra pessoas inocentes com um ponto de vista diferente – SEM FUNDOS FEDERAIS??

Com 32 anos, Yiannopoulos é muito criticado por suas declarações políticas na internet. É frequentemente acusado de fazer comentários racistas, misóginos, anti-muçulmanos e supremacistas. Ele escreve para o site ?Breitbart?, cujo fundador é um conselheiro-chave de Trump. Alguns meses atrás, foi banido do Twitter por escrever mensagens agressivas contra a atriz afro-americana Leslie Jones.

Não é a primeira vez que o jornalista se envolve neste tipo de polêmica. Outras universidades e escolas já tiveram que cancelar suas aparições por conta de protestos dos estudantes, gerando debates se estes seriam casos de censura. Em seu Facebook, Yiannopoulos escreveu:

?O evento foi cancelado. Eu vou contar mais para vocês quando os fatos ficarem claros. Uma coisa nós certamente sabemos: a Esquerda está absolutamente com medo da liberdade de expressão e farão literalmente qualquer coisa para acabar com ela?.