Cotidiano

Trump afirma que Farage seria um bom embaixador britânico para os EUA

farage.jpgNOVA YORK E LONDRES ? O presidente eleito Donald Trump afirmou nesta terça-feira que o político antieuropeu e um dos líderes da vitória do Brexit Nigel Farage faria um grande trabalho como embaixador britânico nos Estados Unidos, na mais recente intervenção do presidente eleito americano que vai além dos costumes diplomáticos. Enquanto o gabinete da primeira-ministra britânica Theresa May descartou imediatamente a iniciativa, Farage declarou se sentir lisonjeado.

? Não há vaga ? disse um porta-voz da Downing Street quando perguntado sobre a observação de Trump na terça-feira. ? Já temos um excelente embaixador para os Estados Unidos.

A decisão de quem representa o Reino Unido em Washington é um assunto do governo britânico, mas isto não impediu o futuro presidente de expressar sua opinião a respeito no Twitter.

?Muitas pessoas gostariam de ver @Nigel_Farage representando o Reino Unido como embaixador nos Estados Unidos?, escreveu Trump. ?Faria um grande trabalho!?, completou.

Farage, presidente interino Partido da Independência do Reino Unido (Ukip), legenda contrária à União Europeia e anti-imigração, se reuniu recentemente com o presidente eleito na Trump Tower de Nova York.

?Foi uma grande honra passar um momento com @realDonaldTrump?, Farage escreveu na rede social depois do encontro, ao lado de uma foto dos dois políticos. ?Estava tranquilo e cheio de ideias. Tenho certeza que será um bom presidente?, completou.

A mensagem de Trump no Twitter é pouco habitual, já que são os governos dos países representados que designam seus embaixadores, não a administração do país que recebe o diplomata.

O Reino Unido está buscando estabelecer vínculos com Trump, depois que várias personalidades políticas criticaram o polêmico magnata durante a campanha eleitoral.