Cotidiano

Trump acusa Obama de ser fundador do Estado Islâmico

SUNRISE — Declarações polêmicas parecem ter se tornado uma das principais especialidades do candidato republicano Donald Trump. Em um novo ataque a Barack Obama, o magnata acusou o presidente dos Estados Unidos de ser o fundador do grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

— Em muitos aspectos, eles honram o presidente Obama — disse Trump na quarta-feira em um evento de campanha nos arredores de Fort Lauderdale, na Flórida. — É o fundador do ISIS — acrescentou, usando a antiga sigla em inglês do grupo;

O bilionário de Nova York repetiu a declaração outras três vezes para dar ênfase. Ele também se referiu ao presidente por seu nome completo: Barack Hussein Obama

Anteriormente, Trump já havia acusado sua rival, a democrata Hillary Clinton, de fundar o grupo extremista. Ao transferir a culpa a Obama na quarta-feira, o republicano disse que a “desonesta” Hillary era na realidade cofundadora do grupo.

Nos últimos dias, enquanto trabalha para manter focado em sua mensagem de campanha, Trump tem tentado, por vezes, esclarecer declarações controversas, alegando que estava sendo mal interpretado. No entanto, quando teve a oportunidade na manhã desta quinta-feira de se retratar, o republicano fez o oposto.

— (Obama) foi o fundador, o fundador absolutamente — insistiu Trump em entrevista à CNBC. — Na verdade, ele recebeu… nos esportes, eles dão prêmios. Ele ganhou o prêmio de jogador mais valioso.

O magnata vem há tempos culpando Obama e Hillary pelo desenvolvimento de políticas no Médio Oriente que geraram um vazio de poder no Iraque, que foi aproveitado pelo Estado Islâmico.

Trump criticou duramente o presidente por anunciar que iria retirar as tropas americanas do Iraque, uma decisão que muitos críticos dizem que criou a instabilidade propícia para grupos extremistas como o Estado Islâmico.

A Casa Branca não quis comentar sobre as acusações de Trump.