Cotidiano

Tropas iraquianas encontram outra cova coletiva perto de Mossul

MIDEAST-CRISIS_IRAQ-MOSUL

BAGDÁ – Tropas iraquianas encontraram, nesta sexta-feira, uma cova coletiva nos arredores de Mossul, principal território dominado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI) no país. A fossa, encontrada próxima ao povoado de Tall Adh-Dhabab, tinha cerca de 40 corpos, segundo as forças de segurança do Iraque.

Trata-se pelo menos da segunda descoberta de covas coletivas por tropas iraquianas apenas nesta semana. Na quinta-feira, equipes haviam encontrado duas fossas que guardavam cerca de 250 corpos, também nos arredores de Mossul.

Os túmulos em questão haviam sido achados perto de Hammam al-Alil, cidade reconquistada há 10 dias do grupo terrorista. Já a descoberta desta sexta se deu em Tall Adh-Dhabab, vilarejo a menos de 10 km de Mossul. As covas coletivas eram usados pelo EI como destino para vítimas de suas execuções:

– A maioria dessas pessoas eram membros das forças de segurança, do Exército ou da polícia – explicou a tenente Yahya Juma.

As forças de segurança do Iraque lançaram, em meados de outubro, uma nova ofensiva para tentar retomar Mossul do grupo terrorista Estado Islâmico. A ação é apoiada por tropas aliadas, encabeçadas pelos EUA.