Cotidiano

Tropas do Senegal entram em Gâmbia para colocar presidente no poder

SENEGAL-GAMBIA-POLITICS-BARROW

DAKAR, SENEGAL ? Tropas do Senegal entraram em Gâmbia para colocar Adama Barrow no cargo de presidente do país. Barrow, o vencedor da contestada eleição em Gambia, foi apossado nesta quinta-feira como presidente, segundo informações da rede de televisão BBC. Porém, a cerimônia aconteceu na embaixada de seu país no vizinho Senegal, onde Barrow está.

O atual presidente, Yahya Jammeh, se recusou a aceitar os resultados, alegando fraude eleitoral. Países vizinhos, como Senegal e Nigéria, já se posicionaram a favor de Barrow, e ameaçaram intervir com suas forças armadas para retirar o atual presidente do poder. O Conselho de Segurança da ONU aceitou o pedido de entrada no país feito pelo Senegal e o bloco regional Ecowas (Comunidade economica dos estados do Oeste Africano). Em sua inauguração, o presidente eleito havia pedido calma aos soldados de Gâmbia, pedindo que não intervissem na questão.

Jammeh, o atual presidente em exercício, teve seu mandato extendido em 90 dias pelo parlamento de Gâmbia e declarou estado de emergência no país. As autoridades eleitorais admitem erros no processo, mas argumentam que eles não mudariam o resultado das urnas. Jammeh subiu ao poder há 22 anos em um golpe de estado não violento.

Barrow, que nunca ocupou um cargo público, está em Senegal desde que foi convidado para uma reunião de líderes africanos que apoiaram sua eleição, no último fim de semana. Ele não voltou desde então, nem mesmo para o enterro de seu filho de oito anos, que morreu após ser atacado por um cachorro. A sua permanência é por questões de seguranças, e seu porta-voz disse que o presidente eleito ?acredita numa solução pacífica, mas aceita que uma resposta armada pode ser necessária?.