Cotidiano

Troca da guarda do Palácio de Buckingham terá horário alterado

63430905_Members of the Irish Guards take part in the Changing of the Guard ceremony at Buckingham P.jpgRIO – Um dos eventos mais prestigiados pelos turistas em Londres, a troca da guarda do Palácio de Buckingham terá dias e horários alterados de 16 de janeiro a final de março. As mudanças foram motivadas por questões de segurança, reforçada após o atentado ao mercado de Natal de Berlim, em 19 de dezembro.

A partir de 16 de janeiro, a cerimônia deixa de acontecer em dias alternados para ser em dias fixos: segundas, quartas, sextas e domingos. Haverá mudança também no horário, que será antecipado em meia hora, das 10h15m às 11h45. O que significa que o momento exato em que os membros da guarda serão rendidos por seus colegas acontecerá às 11h, e não mais às 11h30m.

Uma das explicações para a mudança de horário é que as ruas no entorno do Palácio de Buckingham poderão ser reabertas antes da hora do almoço. O bloqueio do trânsito nos arredores da residência oficial da rainha Elizabeth II aumentou após o atentado na capital alemã, e deve permanecer assim por razões de segurança.

63431525_Tourists watch members of the military on horseback pass by during the Changing the Guard c.jpgÀ imprensa britânica, o porta-vos dos Royal Parks afirmou que a alteração nos dias da cerimônia pretende facilitar o planejamento tanto dos turistas quanto dos órgãos de segurança.

Se o novo esquema funcionar, poderá ser adotado em definitivo para o período entre agosto e março, quando tradicionalmente a cerimônia, que envolve desfiles a cavalos e banda marcial, além da troca em si, acontece em datas alternados, sem se fixar em nenhum dia da semana. De abril a julho a troca acontece diariamente, e já este ano poderá ter o novo horário, mais cedo.