Cotidiano

Trimestre: mais de 2 mil queixas no Procon

O Procon (Departamento de Defesa e Proteção do Consumidor) recebeu 2.288 queixas entre os meses de abril e junho deste ano. Deste total, 1.122 foram resolvidas entre o consumidor e o fornecedor, com intermédio do órgão municipal.

A média de resolutividade de problemas nas relações de consumo no trimestre foi de 49,1%, conforme o coordenador do Procon de Cascavel, Otto Reis. Os outros 50,9% se dividem entre ações ajuizadas ou ainda acordos que envolvem negociação de dívidas, especialmente com bancos, que não foram favoráveis ao consumidor.

O maior número de queixas está relacionado a dois serviços: de telefonia e bancário. No primeiro caso, foram 688 queixas no trimestre, e responde por 30% do total de atendimentos do Procon. Maio foi o mês com a maior demanda, com 243 ocorrências ligadas a este tipo de serviço. Já os bancos somam 464 reclamações entre abril e junho e representam 20% das queixas recebidas. “Geralmente, estão relacionados a problemas com cartões [de crédito], negociação de dívidas, planos telefônicos e créditos para celulares”, explica Reis.

O coordenador diz ainda que o tempo médio para solucionar os impasses entre o consumidor e a empresa é de uma semana. “Porém, dependendo da questão, pode ser resolvida no mesmo dia em que o cliente faz a queixa”, afirma. Em algumas situações, o fornecedor pede um prazo para análise da reclamação, que em média é de cinco dias. Reis garante que na maioria dos casos a resposta é positiva ao consumidor, que tem seu direito garantido.

Como reclamar?

O consumidor que se sentir lesado em qualquer relação de consumo pode procurar o Procon na tentativa de solucionar o problema. Para isso, deve estar munido de cópias dos documentos pessoais, comprovante de residência e a nota fiscal ou contrato que comprove a compra do serviço ou produto. O Procon fica na Rua Pernambuco, 1900, e atende em horário comercial.

Diferentemente do Procon estadual, o local ainda não possui atendimento online. Por enquanto não há data definida para que o órgão municipal passe a receber queixas pela internet. Entretanto, Reis garante que há projeto para estender esta relação.

 

Atendimentos

Total Resolvidos % resolução

Abril 865 428 49,4%

Maio 810 380 46,9%

Junho 613 314 51%

 

Principais queixas

Abril Maio Junho

Bancos 168 143 153

Telefonia 234 243 211