Cotidiano

Tribunal vistoria PDI

Uma equipe de fiscais do TCE-PR (Tribunal de Contas do Paraná) está em Cascavel para vistoriar as obras do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado). A fiscalização começou na segunda-feira (6) e prossegue até hoje. Na manhã de ontem, a equipe fazia buracos em partes do asfalto para a medição e análise dos materiais utilizados.

O engenheiro Luiz Negrini, do TCE-PR, explica que em caso de irregularidade é solicitado que sejam feitas as adequações necessárias, como aquelas que ocorreram em trechos vistoriados na Avenida Brasil. “Este trabalho é sequência daquele que já vínhamos realizando. A finalidade nesta visita é verificar se as especificações técnicas constadas no edital foram cumpridas”, diz.

A parte do asfalto retirada é levada para análise que verifica se a quantidade de betume – produto viscoso derivado do petróleo para dar liga ao asfalto – utilizada é a mesma exigida no edital. A empresa responsável pela obra também fica com um pedaço do asfalto retirado para análise. “Nosso trabalho é praticamente em duas etapas, sendo a primeira a de verificação de possível vício ou irregularidade no texto do edital e posteriormente a de conferir se as exigências da licitação foram cumpridas na obra”, observa Negrini.

Acompanhamento

A vistoria é acompanhada pela equipe responsável da Prefeitura, com engenheiros e servidores da Secretaria de Obras, além de representantes da empresa responsável pela obra. Negrini explica que isso ocorre para que todos tenham conhecimento do trabalho de vistoria realizado.