Cotidiano

Tribunal suspende execução de preso no corredor da morte uma semana antes

TEXAS ? Um tribunal de apelações criminais do Texas suspendeu nesta sexta-feira a execução de um homem condenado como cúmplice de assassinato, em um caso que levantou polêmicas sobre como o estado americano aplica a pena de morte. Jeffery Wood, de 43 anos, seria executado no dia 24 de agosto, por um crime pelo qual está preso há 20 anos.

Ele foi condenado por participar em um assalto a uma loja de conveniências em 1196, quando o caixa Kriss Keeran foi morto a tiros. Na sua decisão, o tribunal de apelações pediu a um tribunal inferior que revivsse as reivindicações do advogado de Wood, que defendia que sua condenação violava o devido processo legal, pois era baseada em falsos testemunhos e provas científicas falsas.

? Não conheço outro caso em que uma pessoa possa ser executada com tão pouca culpa e tão reduzida participação num crime ? comentou na semana passada à Reuters seu advogado, Jared Tyler, que diz que Wood é inimputável.

A chamada ?lei das partes?, controversa lei ainda em vigor no Texas, elimina a diferença entre o cúmplice e quem puxa o gatilho, de acordo com Tim Cole, professor de Direito na Universidade do Norte do Texas. O estado é o que que executa mais pessoas. Desde 1976, quando foi reposta a pena de morte nos Estados Unidos, já foram executadas 537 pessoas ali. O Oklahoma fica em segundo lugar, com 112.