Cotidiano

Tribunal suspende ação de operação

A determinação foi enviada nesta semana ao juízo da 3ª Vara Criminal de Londrina

Curitiba – O TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná) suspendeu, liminarmente, a ação penal da primeira fase da Operação Publicano. Com a medida, os prazos do processo ficam suspensos até uma decisão definitiva. A decisão liminar foi assinada por Márcio José Tokars, juiz substituto de 2º Grau, da 2ª Câmara do TJ-PR, atendendo solicitação da defesa do réu Gilberto Della Coletta, ex-diretor da Receita Estadual. A determinação foi enviada nesta semana ao juízo da 3ª Vara Criminal de Londrina.

A Publicano investiga um esquema de corrupção na Receita Estadual do Paraná. O Ministério Público do Paraná suspeita que o desvio de dinheiro público seja superior a R$ 900 milhões. A ação aguardava apresentação de alegações finais do (MP-PR), uma das últimas fases antes da determinação da sentença pelo juiz. No pedido de habeas corpus, o advogado de Della Coletta alegou constrangimento ilegal do juízo da 3ª Vara Criminal de Londrina, que indeferiu a apresentação de cinco novas testemunhas de defesa, na fase de diligências complementares do processo.

A defesa argumenta que a necessidade de ouvir novas testemunhas. A Operação Publicano foi deflagrada em março de 2015 e, desde então, foram feitas dezenas de prisões, depoimentos e acordos de delação premiada.

De acordo com o MP-PR, uma organização criminosa atuava na Receita Estadual em Londrina cobrando propina de empresários em troca de benefícios fiscais. Até agora, mais de 300 pessoas já foram denunciadas ao longo da operação. Existe a suspeita de que dinheiro desviado da Receita era destinada a campanha do governador Beto Richa