Cotidiano

Tribunal ordena divulgação de relatório com denúncias sobre Zuma

SAFRICA-ZUMA_JOHANNESBURGO ? Os resultados de uma investigação sobre acusações de corrupção contra o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, serão divulgados nesta quarta-feira. Zuma voltou atrás em sua tentativa de bloquear a divulgação do relatório, no qual o presidente é investigado por favorecer empresários ricos.

Milhares de manifestantes protestam pela renúncia de Zuma em frente ao Tribunal Superior da capital, Pretória, e também em escritórios do governo. Grupos de oposição estão se reunindo ainda em outras grandes cidades do país.

O líder sul-africano enfrenta acusações de corrupção há mais de uma década, mas ele repetidamente nega qualquer irregularidade.

Um juiz da corte de Pretória ordenou que o relatório fosse divulgado ainda nesta quarta-feira. A decisão veio depois de o advogado de Zuma informar ao tribunal que seu cliente não tentaria mais bloquear o relatório, sem dar detalhes.

Autor do relatório, o ex-chefe anti-corrupção Thuli Madonsela investiga alegações de que Zuma deixou a abastada família Gupta exercer influência indevida em seu governo. Os Guptas foram acusados de tentar nomear ministros em troca de favores empresariais. Tanto Zuma quanto a família Gupta negam as alegações.