Cotidiano

Tribunal Eleitoral prorroga cadastramento biométrico em 36 cidades

Problemas detectados levaram o TRE-PR a tomar a decisão

Curitiba – O TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) prorrogou o prazo para o cadastramento biométrico em 36 cidades paranaenses, incluindo a Comarca de Cascavel. De acordo com a Justiça Eleitora, problemas técnicos atrasaram a primeira fase do processo.

O trabalho do cadastro biométrico iniciou em 26 de maio e se encerraria em 30 de setembro para os eleitores de Cascavel, Santa Tereza do Oeste e Lindoeste. Com a prorrogação, o novo prazo se encerra dia 29 de janeiro de 2016. A informação foi divulgada pelo TRE-PR

Os problemas técnicos apresentados foram assuntos recorrentes de reportagens deste jornal. Na edição de anteontem, por exemplo, pelo ritmo atual de atendimento menos de 60% dos eleitores seriam cadastrados até o fim de setembro.  

Além da prorrogação, o TRE-PR também indeferiu o pedido da Câmara de Vereadores para descentralizar o trabalho de cadastro biométrico no Município. A Câmara Municipal havia aprovado um requerimento solicitando ao TRE-PR a instalação de pontos de cadastro biométricos nos bairros mais populosos e também nos distritos na zona rural. No entanto, o Tribunal considerou tal possibilidade inviável.

O documento foi assinado por 12 dos 21 vereadores. De acordo com os parlamentares, a medida iria melhorar o atendimento às pessoas, uma vez que o ritmo de trabalho está aquém do planejado inicialmente. Até agora, foram efetivadas pouco mais de 55 mil biometrias – o número de eleitores para cadastrar é de 210.355.

O horário de atendimento vai das 10h às 18h. A alternativa para quem não quer perder muito tempo nas filas é o agendamento online no site do TRE-PR. O cadastro biométrico é obrigatório a todos os eleitores de Cascavel, Santa Tereza do Oeste e Lindoeste.

As pessoas que não são obrigadas a votar, como os jovens da faixa etária de 16 a 18 anos e os idosos a partir dos 70 anos, mas desejam participar das próximas eleições, devem fazer o cadastro biométrico. Para realizar o registro é necessária a apresentação de um documento com foto, comprovante de residência e, para os homens, o seu comprovante de regularidade com o exército militar brasileiro.

Segunda fase

A segunda fase da biometria no Paraná, que terá início nos meses de outubro e novembro, atingirá outros 14 municípios que totalizam 725.000 eleitores, aproximadamente 10% do eleitorado do Estado. Além da comarca de Cascavel, a segunda fase atenderá eleitores de Araucária (13/10), Fazenda Rio Grande (20/10), Agudos do Sul (20/10), Lapa (20/10), Contenda (20/10), São José dos Pinhais (13/10) e Tijucas do Sul (13/10).