Cotidiano

Tribunal egípcio revoga sentença de morte contra ex-presidente Mohamed Mursi

20150616095602410afp.jpg

CAIRO ? A Corte de Cassação do Egito revogou nesta terça-feira a sentença de morte contra o presidente deposto Mohammed Mursi, ordenando um novo julgamento para o líder islamista. No ano passado, ele foi condenado devido ao seu envolvimento, com outros 106 membros da Irmandade Muçulmana, na fuga de uma prisão em janeiro de 2011, durante uma revolução que culminou na deposição do então mandatário do país, Hosni Mubarak. egito

Primeiro presidente a ser democraticamente eleito desde 2011, Mursi foi derrubado em 2013 pelo general Abdel Fattah al-Sisi, após grandes protestos contra o seu governo. Ele foi imediatamente preso e, desde então, já recebeu outras longas sentenças por outras acusações, incluindo em dois casos de espionagem.

A decisão desta terça-feira, no entanto, significa que ele não deverá mais ser executado. A sua condenação à pena de morte em junho do ano passado provocou uma onda de protestos internacionais e até ameaças por parte da Irmandade Muçulmana. A Anistia Internacional (AI), o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e o grupo islamista Hamas uniram-se no repúdio.

A AI tachou a sentença de ?um ato absurdo baseado em procedimentos vazios e nulos?, exigindo que Mursi fosse libertado e julgado de novo por uma corte civil. Erdogan, ele próprio de um partido islamista turco, criticou também os aliados ocidentais do governo do Egito pela condenação.

À época, o Hamas, que tem suas raízes na Irmandade, classificou o veredicto, que incluiu dezenas de palestinos, de ?crime contra o povo palestino?. A própria Irmandade reagiu, alegando que a decisão ?abriu todas as opções para livrar o país desta gangue que tomou o poder pela força?. Para a dirigente Hoda Moneim, o governo queria “apenas vingança?.

O governo egípcio admite que 34 mil pessoas estão atualmente atrás das grades no país. Desde o golpe militar que derrubou Mursi em 2013, acredita-se que mil pessoas já tenham sido mortas e outras 40 mil tenham sido presas.