Cotidiano

Tribunal da Córsega ratifica veto a burquíni

201608231918460519_AFP.jpgPARIS ? A polêmica do burquíni teve um novo capítulo nesta terça-feira, após um tribunal na ilha francesa da Córsega ratificar a decisão de um prefeito local que proibiu o uso do traje de banho islâmico. A corte em Bastia considerou o veto legal por razões de ordem pública.

No mês passado, confrontos envolvendo turistas que tiraram fotos de mulheres na praia vestidas com burquíni deixaram cinco pessoas feridas, inclusive uma mulher grávida. Três carros foram incendiados, e cerca de cem policiais foram mobilizados para acalmar os ânimos.

A decisão do juiz em Bastia é contrária ao parecer do Conselho de Estado, a mais alta instância administrativa da França, que derrubou a proibição numa cidade da Riviera Francesa, alegando que a medida pode violar as liberdades básicas. A sentença de terça-feira pode ser recorrida ao Conselho de Estado.

A discussão em torno das roupas muçulmanas não vem de agora no país. A legislação atual já proíbe símbolos religiosos ?ostensivos? nas escolas, com exceção de centros de educação superiores como universidades, e a funcionários da administração pública em contato direto com o público.

Oficialmente por motivos de segurança ? já que cobre o rosto totalmente e dificulta a identificação ? a burca está vetada em todo o espaço público.