Saúde

Triagem e exames da covid-19 serão feitos na UPA Morumbi, em Foz do Iguaçu, a partir desta sexta-feira

Medida foi anunciada pelo prefeito nesta quinta-feira; o objetivo é desafogar atendimento no Hospital Municipal

Triagem e exames da covid-19 serão feitos na UPA Morumbi, em Foz do Iguaçu, a partir desta sexta-feira

Pessoas com suspeita de covid-19 em Foz do Iguaçu deverão buscar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Walter Cavalcanti, no Morumbi, em Foz do Iguaçu, para atendimento e coleta de exames a partir desta sexta-feira (26), às 7h. A intenção é desafogar o atendimento no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, que está com mais de 100% de ocupação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid.

A medida foi anunciada pelo prefeito nesta quinta-feira, e visa priorizar o espaço do hospital para o remanejamento de leitos para atender os pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Nesta semana, 10 novos leitos de UTI Covid foram abertos na instituição após reunião do prefeito Chico Brasileiro com o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, mas a demanda vem sendo superior à capacidade da instituição.

“Os espaços do hospital municipal estão ficando pequenos e precisamos garantir que sejam destinados aos leitos. Por isso, a triagem e as coletas agora passam a ser feitas exclusivamente na UPA do Morumbi”, explicou o prefeito.

A UPA do Morumbi fará a coleta de exames dos pacientes agendados por meio do Plantão covid-19, do mesmo modo que vinha sendo feito no hospital municipal, e terá leitos de retaguarda de emergência para pacientes com a doença.

O prefeito pediu à população maior compreensão diante do momento crítico que a cidade enfrenta em relação à pandemia, com um alto número de casos confirmados diário e a alta taxa de ocupação no hospital municipal.

“Por mais que estejamos empenhando todos os nossos esforços pela ampliação de leitos e para garantir esse atendimento, o sistema de saúde tem limites. Somente venceremos essa pandemia com o apoio da população. Precisamos ter consciência para evitar a disseminação do vírus: evitar as aglomerações e manter os cuidados básicos de uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos”, ressaltou Brasileiro.

Os atendimentos dos demais casos que eram feitos pela UPA Morumbi serão direcionados à UPA João Samek, no Jardim das Palmeiras.