Cotidiano

Três rapazes são detidos pichando muro recém-pintado pela prefeitura em SP

SÃO PAULO – Três homens foram detidos na madrugada desta sexta-feira enquanto pichavam um muro da Avenida 23 de Maio, na capital paulista, que havia acabado de ser pintado de cinza pela prefeitura. No local havia um painel grafitado pelo muralista Eduardo Kobra, que foi alvo esta semana de pichadores, e a prefeitura decidiu apagá-lo como tem feito com diversos grafites.

Os três rapazes foram levados até a delegacia, assinaram um termo circunstanciado e foram liberados. O flagrante ocorreu por volta das 2 horas e foi mais um capítulo da guerra entre Doria e pichadores na cidade.

Com o argumento de que grafites estavam deteriorados, a gestão Doria começou a apagar diversos murais na cidade. A reação dos pichadores foi imediata com o aparecimento de frases de protesto em diversos muros . O mais recente deles foi registrado no painel de Kobra, uma das poucas obras que haviam sido poupadas pela ação da prefeitura e elogiada pelo prefeito. Sobre a pintura que retratava uma São Paulo antiga em preto e branco pichadores desenharam Doria pintando de cinza o mural.

O prefeito prometeu encaminhar à Câmara Municipal, assim que o recesso parlamentar terminar, um projeto de lei que prevê multa de R$ 5 mil para quem for flagrado pichando muros. Para reincidentes, a punição passaria para R$ 10 mil.

Doria anunciou ontem a criação do Museu de Arte de Rua (MAR). Em alguns pontos da cidade, muros serão grafitados com autorização da prefeitura.