Cotidiano

Três principais candidatos à prefeitura de Recife avaliam que venceram debate

RECIFE – Num debate dominado por ataques pessoais e em que o candidato à reeleição, Geraldo Julio (PSB), foi o principal alvo, os três candidatos à prefeitura de Recife mais cotados avaliaram que venceram o embate. Além de Geraldo, que disse ter sido o que mais apresentou propostas, João Paulo (PT) e Daniel Coelho (PSDB) afirmaram terem sido os vencedores do debate transmitido na noite de quinta-feira pela Rede Globo. Priscila Krause (DEM), por outro lado, avaliou que quem saiu vitorioso foi “o povo do Recife”, por ter tido a chance de conhecer melhor os candidatos. O atual prefeito considerou “natural” ter sido atacado por todos os concorrentes.

? O debate foi bom pra gente. Acho que a gente foi quem melhor aproveitou as oportunidades de mostrar as propostas para o futuro. Ficou claro que a candidatura que tem propostas viáveis pro Recife é a nossa. Infelizmente a gente não ouviu quase nenhuma proposta dos outros candidatos ? reclamou Geraldo.

Sobre o pugilismo que ocorreu a maior parte do evento, João Paulo afirmou que criticar faz parte da campanha. O petista disse que ficou satisfeito por ter apresentado os ?fracassos? da atual gestão.

? A crítica é um instrumento científico do trabalho ? afirmou o petista, que antes de entrar no estúdio disse que sua estratégia era a da “paz”.

Um dos momento mais agressivos aconteceu logo na abertura do debate, quando o socialista quis colar em seu principal adversário, João Paulo, um dos lemas de sua campanha: de que em 12 anos em que o PT ficou no comando da prefeitura não conseguiu realizar o que ele, em três anos e meio, concluiu. Ele falava da Via Mangue, uma das maiores obras viárias da cidade, iniciada quando João Paulo era prefeito, e inaugurada na gestão de Geraldo.

Ao responder, João Paulo convocou o adversário a “assumir” que já fez parte da gestão petista. O socialista, que é servidor de carreira do Tribunal de Contas do Estado, ocupou o cargo de assessor da Secretaria de Serviços Públicos da prefeitura quando João Paulo foi prefeito, entre 2000 e 2008.

? Ele foi prefeito por oito anos e depois indicou João da Costa, que foi prefeito por mais quatro. Quem foi prefeito por 12 anos foi João Paulo e João da Costa (PT). Eu comecei a governar em 2013 derrotando o PT. Eu sou um servidor público, é natural (ter ocupado um posto na prefeitura). Agora, o prefeito era ele. Eu ganhei a eleição contra o PT, porque a cidade estava em uma péssima situação ? explicou-se Geraldo depois do debate.

Para o tucano Daniel Coelho, que também protagonizou momentos raivosos contra o prefeito durante a transmissão da Globo, Geraldo teme que ele consiga chegar ao segundo turno. Com 17% das intenções de votos, Daniel tem crescido em detrimento do petista, que vem perdendo pontos nas últimas pesquisas. Um dos principais pontos de atrito entre os dois é a regulamentação do aplicativo Uber. Enquanto Geraldo cita uma lei federal que, segundo ele, o impede de regularizar a situação, Daniel promete legalizar a atividade, se eleito. Outro momento de discórdia foi quando o tucano acusou o prefeito de ter gasto, em 2015, R$ 26 milhões com seu gabinete pessoal. Geraldo rebateu dizendo que Daniel, que é deputado federal, custa o dobro para os cofres públicos para “não fazer quase nada”.

Segundo o tucano, uma disputa entre PSDB e PSB seria muito pior do que a já tradicional polarização que ocorre em Recife entre socialistas e petistas. Geraldo Júlio tem, segundo a pesquisa Ibope divulgada na última quarta-feira, 40% das intenções de voto, contra 26% de João Paulo. Priscila tem 3%.

? Geraldo se incomoda bastante com a nossa candidatura. Ele está preocupado porque nossa ida ao segundo turno vai colocar muita dificuldade para ele conseguir sua reeleição ? avaliou Daniel.

Os escândalos de corrupção não foram mencionados no debate. Questionado sobre a razão, ao fim do debate, Daniel disse que a população já conhece os fatos que estão sendo apurados, e que era mais produtivo tratar dos problemas da cidade.

Priscila foi a primeira a chegar ao debate da Globo. Em seguida chegou João Paulo, acompanhado por seu vice, Silvio Costa Filho, pelo senador Humberto Costa (PT) e pelo deputado Silvio Costa (PT), pai do vice. Depois chegou Daniel Coelho, acompanhado da esposa e de assessores, e por último chegou Geraldo Julio, que tinha ao seu lado o governador Paulo Câmara (PSB) e o filho de Eduardo Campos (falecido em 2014), João Campos.