Cotidiano

Três policiais se demitem após forçarem jovem a comer maconha

montagem.png

PHOENIX ? Três policiais de Phoenix, no estado americano do Arizona, se demitiram de seus cargos nessa quinta-feira. O motivo: um jovem de 19 anos acusou os oficiais de o terem obrigado a comer a maconha que encontraram em seu veículo. Richard G. Pina, Jason E. McFadden e Michael J. Carnicle teriam dito que, caso o motorista não engolisse a erva, iria para a cadeia.

De acordo com o chefe de polícia da cidade, Joseph Yahner, um quarto agente teve o seu posto rebaixado de tenente para sargento por conta do caso. Jeff Farrior soube do ocorrido, mas não tomou as providências adequadas, afirmou a autoridade, que considera as acusações ?perturbadoras?.

? Atitudes deles são espantosas e inaceitáveis. Essa conduta é contrária a tudo que defendemos ? disse Yahner.

Dois dos agentes estão sendo investigados criminalmente pelo departamento, enquanto outro é considerado uma testemunha do caso e irá responder apenas administrativamente. O chefe de polícia contou que todos os funcionários estavam com as câmeras ? que ficam presas aos uniformes ? desligadas, o que impossibilitou o registro da ocorrência.

O jovem foi parado pelos policiais às 3h30m da madrugada de 13 de setembro por uma infração de trânsito. Ele foi multado e teve seu carro guinchado. Quando fez a denúncia, ele contou que ingeriu cerca de 1g de maconha e se sentiu mal.

Os três policiais que se demitiram estavam em seu primeiro ano de serviço para a polícia de Phoenix, ainda em período probatório.

? Eu iria demiti-los, eles escolheram pedir a demissão ? disse Yahner.