Cotidiano

Três mil agentes farão segurança do 7 de Setembro no DF

BRASÍLIA – Três mil agentes, entre militares e policiais do Distrito Federal, farão a segurança do desfile de 7 de Setembro nesta quarta-feira, que deverá ser palco protestos contra o governo Temer. O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, nega que o Planalto tenha receio das manifestações no primeiro evento aberto de Michel Temer como presidente efetivo.

? Não há temor da parte de ninguém ? declarou Padilha após reunião com Temer na tarde desta terça-feira, completando: ? Para o governo, nós queremos viver um dia da pátria, de alegria, felicidade, de mostrarmos que o nosso país tem jeito sim.

O ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, também minimizou o impacto dos protestos.

? As manifestações que estão acontecendo são absolutamente legítimas, naturais, sobretudo num momento de muito radicalismo político ? declarou o ministro.

Serão 1,6 mil servidores locais ? policiais civis, agentes de trânsito, bombeiros e principalmente policiais militares ? e 1,4 mil agentes sob responsabilidade do Exército. Os militares cuidarão da rota do desfile. Todos os manifestantes serão revistados. O governo do DF recomenda que a população só leve água, protetor solar e itens pessoais.

A Secretaria de Segurança Pública espera mais de 40 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios nesta quarta-feira ? até 20 mil nas arquibancadas. A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) distribuirá cerca de 20 mil copos de água.

Também farão o desfile 836 militares a pé, 90 viaturas, banda marcial com 80 músicos, 60 integrantes do Batalhão da Guarda Presidencial, 240 cavaleiros e 194 encarregados da segurança e do cerimonial.