Cotidiano

Três idosos são agredidos todos os dias

Somente no primeiro semestre de 2016, 549 pessoas com mais de 60 anos sofreram algum tipo de violência

Cascavel – Hoje, 1º de outubro, é comemorado o Dia do Idoso. Mas ao contrário do que muitos pensam, os “mais velhos” não têm muito que comemorar. Apesar de ter garantido vários direitos, poucos ou quase nenhum são cumpridos. E pior, os números de violência têm aumentado nos últimos anos.

Segundo dados da Secretaria de Assistência Social de Cascavel, somente no primeiro semestre de 2016, 549 pessoas com mais de 60 anos sofreram algum tipo de violência. Isso significa que, a cada dia, três pessoas são agredidas na cidade.

Conforme a presidente do Conselho Municipal do Idoso e secretária de Assistência Social, Inês de Paula, a violência não é somente física. “Temos casos de negligência por parte dos cuidadores, violência sexual, financeira, que são os golpes aplicados principalmente com o dinheiro da aposentadoria e empréstimos consignados, e uma das mais comuns, que é a violência psicológica”.

Segundo ela, essas agressões são descobertas graças às denúncias, que têm aumentado consideravelmente em Cascavel. “Vizinhos, outros familiares, ou até mesmo pessoas estranhas ao convívio do idoso ao notar qualquer coisa diferente já entram em contato com as equipes do setor e tudo é verificado”.

De acordo com dados do Município, 44 pessoas foram atendidas no Creas I (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), 296 no Creas III e 35 no Centro POP, focado no atendimento a pessoas que moram nas ruas, totalizando 375 atendimentos e baixa e média complexidades. Já os atendimentos de alta complexidade, que precisam de mais atenção e muitas vezes da retirada do idoso do domicílio, somam-se 174 pessoas, divididos no Abrigo São Vicente (46), Albergue (43), Casa POP (8) e Condomínio da Terceira Idade (77).

Outras ações

Além dos atendimentos às denúncias, a secretária Inês de Paula salienta que uma série de atividades é desenvolvida ao longo do ano para fortalecer os direitos dos idosos. “Somente no primeiro semestre, cerca de três mil pessoas participaram de alguma palestra de orientação, atendimento em domicílios de pessoas acamadas, entre outras atividades”.

Ele ressaltou que os cuidados com os idosos devem ser de todos. “Algumas pessoas podem pensar que a responsabilidade é do Poder Público, mas não é. A responsabilidade e o respeito precisam partir de cada um”.