Cotidiano

Três estados americanos processam Volkswagen por esconder dados

NOVA YORK – Três executivos sênior da Volkswagen, incluindo um ex-diretor executivo encobriram evidências de que a montadora fraudou testes de emissões de poluentes nos Estados Unidos por anos, segundo três ações judiciais civis movidas por estados americanos, nesta terça-feira, contra a empresa. Nova York, Massachusetts e Maryland entraram com processos separados, mas quase idênticos, em tribuinais estaduais acusando a Volks de ter desrespeitado as leis ambientais locais.

As ações, que podem levar a novas multas milionárias, complicam ainda mais os esforços da companhia alemã em superar o escândalo conhecido como ?dieselgate?, que prejudica os lucros e reputação da empresa. Os processos apresentam tentativas da VW durante mais de uma década de enganar órgãos reguladores nos EUA e na Europa, citando documentos internos da montadora de veículos.

Em setembro passado, a montadora admitiu ter instalado um software para maquiar os níveis de emissões de gases poluentes em cerca de 11 milhões de veículos a diesel pelo mundo. O episódio levou à saída do então diretor executivo Martin Winterkorn, bem como de outros executivos.

Os estados americanos alegam que dezenas de empregados da Volkswagem em vários níveis sabiam que os motores de ?diesel limpo? não poderiam atender aos padrões exigidos de emissão em direção normal sem comprometer o desempenho do veículo ou poupar combustível. Os processos identificam publicamente pela primeira vez vários desses funcionários e os acusam de ?concuta ilegal?.

Os processos atestam que ao menos oito funcionários do departamento de engenharia da VW deletaram ou removeram dados incriminatórios de agosto de 2015 após um procurador-sênior aconselhá-los sobre uma ordem iminente de não destruir documentos. A ação de Nova York declara que ?alguns, mas não todos os dados foram recuperados?.

O ex-CEO Winterkorn e o ex-diretor global de marketing, Christian Klinger, sabiam desde a primavera de 2014 no hemisfério norte da existência de ?dipostivos manipulados? ilegais e ?não fizeram nada para prevenir que a Audi e a Volkswagen enganassem repetidamente reguladores?, informa o processo de Nova York.

A porta-voz da VW, Jeannine Ginivan, afirmou que a companhia já concordou em gastar bilhões de dólares para solucionar todos os danos ambientais do excesso de emissões, acrescentando que era ?lamentável que alguns estados tenham decidido processar por alegações ambientais agora?.