Cotidiano

Três em cada dez nordestinas já foram alvo de violência doméstica

BRASÍLIA – Pesquisa realizada pelo Instituto Maria da Penha traz um painel sobre a violência doméstica contra a mulher nas nove capitais nordestinas e mostra que três em cada dez mulheres da região sofreram algum tipo de agressão. Uma em cada grupo de dez foi alvo nos últimos 12 meses. O levantamento mostra ainda que quase a totalidade dos agressores, de 78% a 90% ? dependendo o tipo de violência ?, são parceiros atuais ou ex-parceiros recentes.

A Pesquisa de Condições Socioeconomômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher foi feita em parceria com a Universidade Federal do Ceará e o Instituto para Estudos Avançados de Toulouse, e foi financiada, com R$ 2 milhões, pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, do Ministério da Justiça. O levantamento ouviu 11,4 mil mulheres com idades entre 15 e 49 anos.

A pesquisa tipifica três tipos de violência: 1) emocional, como insulto, menosprezo ou intimidação; 2) física, deu um tapa, soco, chutou, estrangulou; e 3) sexual, forçou relação ou, durante a relação, foi submetida a algo degradante ou humilhante. No caso da violência emocional, 27% das mulheres já foram vítimas alguma vez na vida; na física, 17,2% e na sexual, 7,13%. Natal (RN), com 34,8%, foi a capital que registrou o titulo negativo da mais violenta. Salvador (BA), com 19,7%, teve maior registro de violência física. E João Pessoa (PB), com 8,9%, registrou mais casos de violência sexual.

O questionário para detectar violência emocional tinha perguntas como: ?menosprezou ou te humilhou na frente de sua família?? e ?ameaçou te ferir ou alguém importante para você??. As perguntas para aferir violência física eram: ?te deu um tapa ou jogou algo em você que poderia machucá-la??, ?empurrou-a ou puxou seu cabelo??, ?chutou-a, arrasto-a ou a espancou?? e ?ameaçou usar uma arma de fogo, faca, pedaço de madeira, ferro, machado??. No caso da violência sexual, seguiam as perguntas: ?forçou-a a ter relação sexual com você quando você não queria??, ?teve relação sexual com você, sem usar violência física porque você teve a reação dele se você dissesse não?? e ?forçou a fazer algo durante a relação sexual que você achou degradante ou humilhante??.

A pesquisa quis saber quem são os agressores. E constatou que parceiros e ex-parceiros recentes são quase a totalidade dos que perpretam violência. No caso da violência emocional, os parceiros atuais cometeram 45,3% da agressão; ex-parceiros recentes, 44,2% e qualquer outro ex-parceiro, 11,9%. Dado que chamou a atenção é que nos casos de agressão física e sexual prevalecem ex-parceiros como os perpetradores da violência. Na violência física, ex-parceiro recente responde por 48,3% dos atos, contra 37,2% dos atuais parceiros. E na sexual, os mais recentes cometeram 46,31%, contra 31,3% dos atuais.