Esportes

Três brasileiros estão inscritos no draft e buscam vaga na NBA

Três brasileiros estão inscritos no draft da NBA, que será realizado nesta quinta-feira, a partir das 21h, no Barclays Center, casa do Brooklyn Nets. O draft é a principal porta de entrada na famosa liga americana para jogadores que vêm do esporte universitário ou de outros campeonatos. Os brasileiros inscritos são o ala-armador Deryk Ramos, o ala Danilo Fuzaro e o pivô Leonardo Demétrio.

Dos três, Deryk é o que chega com as melhores credenciais. Aos 22 anos, o ala-armador ganhou o troféu de Jogador Que Mais Evoluiu no último NBB, quando teve média de 14,8 pontos e 3,1 assistências por jogo na campanha que levou o Brasília à semifinal.

Deryk, que anteriormente havia sido a revelação do NBB de 2014/2015, ainda se firmou como líder em bolas de três pontos nesta temporada, com 115 acertos (média de 2,9 por jogo). O ala se mostrou decisivo no Final Four da Liga Sul-Americana de basquete, conduzindo o Brasília ao título e recebendo o título de MVP (melhor jogador) da fase decisiva.

Danilo Fuzaro também atuou no último NBB, pelo Minas. Com 22 anos, o ala teve média de 9,8 pontos e 2,9 assistências por jogo nesta temporada, sua quarta como profissional. Leonardo Demétrio, por sua vez, vinha atuando fora do país, pelo Montakit Fuelnabrada, da Espanha. Também com 22 anos, o pivô teve média de 2,3 pontos e 2,7 rebotes por jogo.

A primeira escolha no draft deste ano será do Philadelphia 76ers, que deve optar pelo ala Ben Simmons, uma das reveleções do basquete universitário americano. A segunda escolha será do Los Angeles Lakers, que também já teria um nome na mira: o ala Brandon Ingram, outro destaque do esporte universitário.