Cotidiano

Trem que matou brasileira nos EUA estava com dobro da velocidade permitida

US-NEW-JERSEY-TRANSIT-COMMUTER-TRAIN-CRASHES-AT-HOBOKEN-TERMINAL (2)

NEWARK, EUA ? O trem que se chocou na semana passada contra a plataforma na estação central de Hoboken (Nova Jersey), perto de Nova York, e deixou uma brasileira morta e mais de 110 feridos estava com o dobro da velocidade permitida pouco antes da colisão. De acordo com uma investigação federal, o veículo só teve o freio de emergência acionado um segundo antes de bater.

De acordo com o Comitê Nacional de Segurança nos Transportes, o trem estava circulando a 8 milhas por hora (12,8 km/h) antes de entrar no modo de acelaração e começar a ganhar velocidade menos de um minuto antes da batida. Em certo ponto, chegou a alcançar o equivalente a 34 km/h (a máxima permitida era 16 km/h), e o piloto automático só foi reativado segundos antes da colisão.

O condutor do trem, que ficou seriamente ferido após a batida, disse que não se lembra do acidente. O inquérito final pode levar mais de um ano para apontar as causas e eventuais culpados pelo desastre.

O trem lotado se chocou na manhã da quinta-feira com a plataforma da estação de Hoboken, em Nova Jersey. Imagens mostraram um vagão destruído cercado por escombros, com grandes danos à estação.

Segundo o “New York Post”, autoridades afirmaram que a brasileira Fabíola Bittar de Kroon estava de pé na plataforma quando o trem número 1614 não conseguiu parar. Ela foi atingida por destroços do teto e das ferragens, morrendo pouco após o choque.

fabiola2.png