Cotidiano

Trem não tinha tecnologia que poderia prevenir colisão em Nova Jersey

NOVA JERSEY ? O trem que colidiu nesta quinta-feira contra a estação de Hoboken, em Nova Jersey, não estava equipado com um novo sistema de controle ferroviário que está sendo implementado nos EUA. Segundo a rede NBC, a tecnologia poderia ter evitado o acidente, uma vez que reduz automaticamente a velocidade da composição em trechos mais estreitos, como nas proximidades de estações.

Um relatório deste mês do Departamento de Transportes do país indicou que nenhum funcionário do sistema de transportes de Nova Jersey foi treinado para operar o novo sistema. O prazo estabelecido para a agência é 31 de dezembro de 2018.

No ano passado, um acidente ferroviário na Filadélfia foi atribuído à ausência deste mesmo sistema pelo órgão nacional de segurança em meios de transporte. O episódio deixou oito mortos.

Já nesta quinta-feira, a colisão do trem deixou ao menos 3 mortos e mais de 100 feridos em Nova Jersey. O incidente causou graves danos ao terminal ferroviário. Na estação de Hoboken, passam cerca de 50 mil pessoas diariamente.

Alguns passageiros confirmaram que o trem ia em alta velocidade.

? Senti uma grande sacudida ? disse o passageiro Seteve Mesiano. ? As luzes se apagaram. E o teto caiu sobre o primeiro vagão.

Mapa acidente HobokenOutros contaram ter visto pessoas sangrando ou chorando, acrescentando que passageiros estavam presos às ferragens no primeiro vagão ou sob os escombros da estação. Muitos tuitaram: “Feliz por estar vivo.”

“Caos em #HobokenStation, o trem passou da barreira de proteção, estou bem”, tuitou Steve Long.