Cotidiano

Trekking Urbano, o passeio guiado que percorre 18km em Buenos Aires

trekking_urbano_norte_-10.jpgRIO – Com tanto churrasco, vinho e doce de leite, quem viaja para Buenos Aires corre o risco de voltar com um peso extra para casa – e não estamos falando de excesso de bagagem. Um passeio turístico lançado recentemente pela prefeitura da capital argentina pode ajudar a evitar sustos na balança. É o Trekking Urbano, uma visita guiada e gratuita que, em sua versão mais longa, chega a 18 quilômetros percorridos, ou nove horas de caminhada, da Boca a Palermo. A atividade faz parte de um catálogo de tours ao ar livre, também de graça, pelas ruas da cidade.

O Trekking Urbano é composto por dois circuitos, que podem ser feitos de maneira independente ou combinados. O mais curto deles é Circuito Sul, com cinco quilômetros, ou quatro horas. O ponto de encontro é na Calle Florida 50, no bairro de San Nicolás, e segue pelos bairros de Montserrat, San Telmo e termina em La Boca. O roteiro inclui paradas no estádio La Bombonera, no Parque Lezama, no bairro de San Telmo e na Plaza de Mayo. Acontece às segundas e sextas-feiras, das 10h às 14h.

BV Buenos Aires

Com oito quilômetros, ou seis horas (com uma parada de almoço), o Circuito Norte sai às terças-feiras e sábados, às 10h, do Dique 4 de Puerto Madero. O trajeto contempla ainda os bairros de Retiro, Recoleta e Palermo, onde termina, próximo ao planetário Galileo Galilei. Entre as paradas mais demoradas estão a Puente de la Mujer, a Plaza San Martín, o Cemitério da Recoleta, a Plaza Evita e o Rosedal de Palermo.

Uma combinação dos dois trajetos é o Circuito Completo, também chamado “Desafio 18 km”, que é a quilometragem total do percurso, feito em cerca de nove horas às quartas-feiras e domingos, a partir das 10h. O ponto de encontro é em frente ao centro turístico do Caminito, em La Boca, e termina em Palermo. No meio do caminho, há uma parada para o almoço.

Os grupos são limitados e para participar é preciso fazer a inscrição na página do departamento de turismo da cidade de Buenos Aires. Se recomenda vestir roupas leves e calçados confortáveis, além de levar pouco peso. Os passeios, guiados em espanhol e inglês, são suspensos em caso de chuva.

Ainda no site da prefeitura portenha, é possível encontrar outras opções de tours guiados, sempre ao ar livre e que são verdadeiros exercícios combinados com turismo. Entre os gratuitos se destacam o passeio de remo em Puerto Madero, para dez pessoas (quartas e domingos, saídas às 10h30m e 12h, 90 minutos de duração) e o Surf Urbano, passeios em mobiletes por áreas como Costanera Norte e Costanera Sur. Para os atletas, há a opção Running BA: corridas de seis a nove quilômetros por áreas como Centro, La Boca e Palermo.

Entre as visitas guiadas de graça há ainda roteiros noturnos por áreas como Puerto Madero, Avenida de Mayo e Avenida Corrientes e excursões temáticas sobre street art e arquitetura. Mais informações sobre os passeios neste site.