Cotidiano

TRE-RJ apreende 56 óculos em comitê de vereador do Rio candidato à reeleição

oculos 2.jpgRIO – A Fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) fez uma ação nesta segunda-feira no comitê do vereador do Rio João Cabral (PMDB), candidato à reeleição, onde encontrou 56 óculos de grau. De acordo com o juiz Marcello Rubioli, coordenador da Fiscalização, oito dos deles já estavam envelopados e com a identificação das pessoas que os receberiam. Além disso, os fiscais encontraram um caderno em que há anotações de que outros pares de óculos foram entregues anteriormente na 10ª Região Administrativa.

– Vamos acionar o Ministério Público Eleitoral e a Polícia Federal para a investigação sobre compra de votos, abuso de poder e corrupção eleitoral – disse Rubioli, que ouviu de um dos funcionários do comitê que o que foi encontrado era ?batom na cueca? contra o vereador.

O vereador não estava no comitê no momento da ação. Os fiscais encontraram ainda cadastros com nome, telefone e endereço de eleitores. Nas fichas, era marcado se eles tinham ou não o título eleitoral. No local, havia ainda receituários médicos que seria de um centro social de João Cabral.

– É tudo voltado ao assistencialismo. Estão usando os comitês para fazer a captação de sufrágio. Também foram apreendidos mais de 300 mil panfletos em que era informada uma tiragem menor do que efetivamente era. É o que eu chamo de lavagem de propaganda – afirmou o coordenador da Fiscalização.

O GLOBO entrou em contato com João Cabral, que não retornou as ligações.