Cotidiano

TRE indefere candidatura de Ruy Muniz em Montes Claros (MG)

BELO HORIZONTE – O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais confirmou decisão do juiz eleitoral da cidade, Antônio Rosa, e indeferiu, por unanimidade, a chapa do prefeito e candidato à reeleição Ruy Muniz (PSB). O julgamento ocorreu nesta quarta. A defesa de Muniz, no final do julgamento, anunciou que irá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Assim, o candidato permanece na disputa, mas sub judice. O TSE deve julgar o caso somente após a votação de domingo. Em Montes Claros, há disputa de segundo turno, se um candidato não obtiver mais de 50% dos votos.

Muniz teve sua candidatura indeferida após a renúncia de seu vice, Danilo Macedo (PMDB), renunciar à chapa. Como não há tempo hábil para substituí-lo, Muniz foi considerado impedido de disputar à reeleição. A única exceção legal para se permitir a substituição o candidato fora do prazo é no caso de falecimento. O relator do recurso de Muniz no TRE, juiz Carlos Roberto de Carvalho, manteve o indeferimento. “Considerando que a chapa é única e verificada a impossibilidade de se concorrer sem vice, deve ser mantido o indeferimento da chapa” – concluiu o relator.

A defesa de Muniz argumenta que um ato unilateral do vice não pode prejudicar a candidatura do prefeito.

Alvo de duas operações policiais – que lhe renderam cem dias de cadeia e uma fuga de mandado de prisão – Muniz diz ser alvo de uma perseguição política que, em tese, envolve da Igreja Católica à Maçonaria, do Ministério Público à Polícia Federal e até do ex-governo de Dilma Rousseff. Ele é acusado de beneficiar seu próprio hospital e também de estar envolvido num esquema de super-faturamento de combustível. Em entrevista ao GLOBO, há uma semana, o prefeito afirmou ser o melhor do país.

? É uma maldade, uma sacanagem que está sendo feita com o melhor prefeito do Brasil. Não é da boca para fora, não. Nem sou maluco. Sou o melhor prefeito do Brasil” ? disse Ruy Muniz, que é casado com a deputada Raquel Muniz (PSD-MG), famosa por, ao votar a favor do impeachment de Dilma, citou com entusiasmo a gestão do marido, que estava a seu lado no plenário, que já estava com mandado de prisão despachado. Na segunda, às 6h, o prefeito foi preso no apartamento da mulher, em Brasília.